dc.contributor.author | Kazeker, Elaine Cristina Marcondes | pt_BR |
dc.contributor.other | Cruz, Fabiana Thomé da | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-09T18:52:36Z | |
dc.date.available | 2020-01-09T18:52:36Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/55562 | |
dc.description | Orientadora : Fabiana Thomé da Cruz | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este estudo teve como objetivo fazer um levantamento na literatura sobre a Síndrome de Burnout, seu conceito, além de uma reflexão sobre as possíveis causas do adoecimento docente, consequências e tratamento. Realizou-se uma revisão bibliográfica exploratória, na base de dados Scielo, bem como em livros, revistas e teses. O estudo parte da observação de que esta questão vem atingindo com maior freqüência os(as) professores (as) do município de Porto Amazonas, que enfrentam situações de comprometimento e desmotivação com o trabalho escolar. Isto acaba por acarretar problemas de saúde e afastamento temporário (ou até definitivo) do trabalho. Deste modo, buscando maiores informações sobre a Síndrome de Burnout, foi possível, ao aprofundar o estudo, compreender com maior clareza as situações enfrentadas por estes profissionais em sala de aula. Além disso, o estudo em questão pretende contribuir para que estes profissionais busquem, através das informações, o tratamento adequado. Tratamento que deve ser a partir de um diagnóstico profissional, evitando assim, um problema de saúde sério e que pode se tornar crônico; e entraves que possam prejudicar o desenvolvimento do trabalho pedagógico com os estudantes. Tais cuidados, talvez, possam preservar a saúde do profissional e possibilitar que ele mantenha uma relação mais consciente e humanizada com o trabalho. | pt_BR |
dc.format.extent | 15 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Professores - Stress ocupacional | pt_BR |
dc.title | Síndrome de Burnout, uma reflexão sobre possíveis causas do adoecimento docente | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |