Mostrar registro simples

dc.contributor.authorColombeli, Cristiane Pricilla Sottomaiorpt_BR
dc.contributor.otherHammerschmitt, Idapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-18T12:42:37Z
dc.date.available2019-12-18T12:42:37Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/55538
dc.descriptionOrientadora : Ida Hammerschmittpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este artigo traz algumas reflexões sobre o Coordenador Pedagógico, como profissional fundamental, no processo de inclusão no ambiente escolar. Caracterizase, como uma pesquisa bibliográfica, que tem como objetivo contribuir na compreensão e efetivação de práticas inclusivas. Objetiva-se também, criar condições para uma educação inclusiva, identificar a trajetória percorrida pela educação especial ao longo na história; pesquisar sobre a legislação referente a educação especial; verificar quais os benefícios de uma escola verdadeiramente inclusiva e analisar o papel do coordenador pedagógico diante do processo de inclusão nos estabelecimentos de ensino regular. O presente estudo justifica-se pela demanda que a educação especial vem assumindo a cada ano, na perspectiva de atender às crescentes exigências de uma sociedade em processo de inclusão e de busca incessante pela democracia, que será alcançada, à medida que o acesso a informação, ao conhecimento e aos meios necessários para a formação de sua plena cidadania se consolidem. Algumas ações afirmativas e de sucesso escolar em relação a inclusão também compõem este artigo. Ações que se estabelecem nas escolas apoiada na legislação educacional.pt_BR
dc.format.extent25 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectOrientadores educacionaispt_BR
dc.titleO coordenador pedagógico : agente de inclusão no ambiente escolarpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples