dc.contributor.author | Colombeli, Cristiane Pricilla Sottomaior | pt_BR |
dc.contributor.other | Hammerschmitt, Ida | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-18T12:42:37Z | |
dc.date.available | 2019-12-18T12:42:37Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/55538 | |
dc.description | Orientadora : Ida Hammerschmitt | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este artigo traz algumas reflexões sobre o Coordenador Pedagógico, como profissional fundamental, no processo de inclusão no ambiente escolar. Caracterizase, como uma pesquisa bibliográfica, que tem como objetivo contribuir na compreensão e efetivação de práticas inclusivas. Objetiva-se também, criar condições para uma educação inclusiva, identificar a trajetória percorrida pela educação especial ao longo na história; pesquisar sobre a legislação referente a educação especial; verificar quais os benefícios de uma escola verdadeiramente inclusiva e analisar o papel do coordenador pedagógico diante do processo de inclusão nos estabelecimentos de ensino regular. O presente estudo justifica-se pela demanda que a educação especial vem assumindo a cada ano, na perspectiva de atender às crescentes exigências de uma sociedade em processo de inclusão e de busca incessante pela democracia, que será alcançada, à medida que o acesso a informação, ao conhecimento e aos meios necessários para a formação de sua plena cidadania se consolidem. Algumas ações afirmativas e de sucesso escolar em relação a inclusão também compõem este artigo. Ações que se estabelecem nas escolas apoiada na legislação educacional. | pt_BR |
dc.format.extent | 25 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Orientadores educacionais | pt_BR |
dc.title | O coordenador pedagógico : agente de inclusão no ambiente escolar | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |