Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva,Barbara Cunha dapt_BR
dc.contributor.otherBarbosa, Aparecida Reispt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-06T12:07:26Z
dc.date.available2019-12-06T12:07:26Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/55529
dc.descriptionOrientadora : Aparecida Reis Barbosapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : No contexto educacional da escola pública brasileira atual é emergente formar professores, para atender a população escolar e cumprir as metas estabelecidas pelo governo federal, no que diz respeito aos índices de escolarização do país. Este levantamento demonstra o precário nível de formação de professores que lecionam na primeira etapa da educação básica. O que dificulta muito a qualidade do ensino ofertado na educação infantil é a pouca exigência de formação inicial dos profissionais que praticam a docência nesta modalidade. A partir da pesquisa desenvolvida em um Centro Municipal de Educação Infantil observou-se a necessidade da formação em serviço, com a intenção de criar um novo paradigma na instituição de ensino. A análise apresenta o projeto denominado Espaço das Educadoras, que tem o propósito de abranger conhecimentos teóricos, discussão em grupo, momentos reflexivos e de ampliação da cultura. O resultado é um profissional capaz de entender a complexidade da educação infantil e a importância do seu papel, de considerar a criança pequena sujeito no processo de aprendizagem e de aliar, o cuidar, e o educar. O artigo discute o perfil dos educadores, o pedagogo como formador, e o papel da Secretaria de Educação, referenciado em autores como: Kramer, Carvalho, Klisys e Augusto,esses entre outros autores indicam a importância da formação continuada para educadores, da educação infantil. Com o auxílio destes referenciais os profissionais estão potencializando os espaços de reflexão em serviço e ganhando identidade na educação pública brasileira.pt_BR
dc.format.extent20 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectProfessores - Educação permanentept_BR
dc.titleEspaço das Educadoras : um espaço de reflexão para aprendizagem em serviçopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples