• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Espaço das Educadoras : um espaço de reflexão para aprendizagem em serviço

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - BARBARA CUNHA DA SILVA.pdf (448.4Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Silva,Barbara Cunha da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : No contexto educacional da escola pública brasileira atual é emergente formar professores, para atender a população escolar e cumprir as metas estabelecidas pelo governo federal, no que diz respeito aos índices de escolarização do país. Este levantamento demonstra o precário nível de formação de professores que lecionam na primeira etapa da educação básica. O que dificulta muito a qualidade do ensino ofertado na educação infantil é a pouca exigência de formação inicial dos profissionais que praticam a docência nesta modalidade. A partir da pesquisa desenvolvida em um Centro Municipal de Educação Infantil observou-se a necessidade da formação em serviço, com a intenção de criar um novo paradigma na instituição de ensino. A análise apresenta o projeto denominado Espaço das Educadoras, que tem o propósito de abranger conhecimentos teóricos, discussão em grupo, momentos reflexivos e de ampliação da cultura. O resultado é um profissional capaz de entender a complexidade da educação infantil e a importância do seu papel, de considerar a criança pequena sujeito no processo de aprendizagem e de aliar, o cuidar, e o educar. O artigo discute o perfil dos educadores, o pedagogo como formador, e o papel da Secretaria de Educação, referenciado em autores como: Kramer, Carvalho, Klisys e Augusto,esses entre outros autores indicam a importância da formação continuada para educadores, da educação infantil. Com o auxílio destes referenciais os profissionais estão potencializando os espaços de reflexão em serviço e ganhando identidade na educação pública brasileira.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/55529
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV