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dc.contributor.advisorSteiner Neto, Pedro José, 1954-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Empresarialpt_BR
dc.creatorNono, Leandro Cartapt_BR
dc.date.accessioned2024-05-08T17:28:51Z
dc.date.available2024-05-08T17:28:51Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/55499
dc.descriptionOrientador: Pedro Jose Steiner Netopt_BR
dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Estratégia e Gestão Empresarialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho pretende enfocar o tema "Mudanças Ocorridas no Funcionamento do Sistema Bancário Após Dez Anos de Estabilização Econômica", analisando as formas como os bancos buscam desde então obter lucro sem depender dos altos juros que lhes garantiam vida até 1994. A estabilidade econômica, decorrente do Plano real, acabou com a inflação alta, tornando muito perigoso manter uma reduzida carteira de grandes clientes que garantiam os grandes lucros através de seus enormes saldos médios. Até então, o público que obtinha condições de relacionamento com um banco qualquer era restrito. A pulverização de investimentos e empréstimos foi à solução encontrada para resolver este impasse. Como decorrência desta situação, muitos bancos passaram a cortejar os clientes com baixa renda, os quais antes do Plano Real não podiam ter acesso a muitos dos produtos e serviços bancários. Iniciou-se também o trabalho com vendas de produtos de credito, como seguros, previdência, entre outros, que em outros países já apresentava excelentes margens de retorno. Trabalhando com a hipótese de que o lançamento de novos produtos voltados aos novos e antigos clientes poderia auxiliar as instituições financeiras a garantirem um volume significativo de investimentos e uma sólida carteira de clientes, a monografia avalia o aumento da oferta de produtos bancários a população, que estava acostumada a lidar com empresas que até então sequer cobravam tarifas de serviço no período anterior à estabilização da economia. Além disso, verifica como os bancos privados captam recursos junto a estes clientes, e avalia a importância desses novos produtos para a construção de uma imagem positiva dos bancos junto à sociedade . Por meio de entrevistas com gerentes de instituições bancárias de Curitiba e da pesquisa bibliográfica sobre o assunto focado, estabeleceu-se que o novo cenário que circundava a situação financeira brasileira naquele momento e que se mantém até hoje contempla a necessidade básica de captura de novos clientes, que trarão conseqüentemente aplicações, busca por ativos, compra de produtos. Para que este novo campo de atuação não ofereça tantos riscos, amenizou-se os processo seletivo de abertura de contas correntes com critério de renda mensal, para que os "pequenos" também pudessem aplicar e emprestar. Estabeleceu-se ainda que este atendimento personalizado é o principal recurso empregado pelos bancos que estão voltando as atenções para os seus clientes, para conquistar-lhes a confiança e mantê-los fiéis pelo maior tempo possível. O presente trabalho verificou ainda que os bancos estão cada vez mais facilitando o acesso dos clientes de baixa renda às linhas de crédito e produtos e serviços que ofertam, através da redução das exigências sobre a renda mensal, saldo médio e outros aspectos burocráticos, que recebiam tanta ênfase no período da inflação altapt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBancospt_BR
dc.subjectEstabilização economicapt_BR
dc.titleMudanças ocorridas no funcionamento do sistema bancário após dez anos de estabilização econômicapt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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