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dc.contributor.authorAraújo, Gleycianne Rodriguespt_BR
dc.contributor.otherMay, Marcia Ramos, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.date.accessioned2018-05-08T21:58:27Z
dc.date.available2018-05-08T21:58:27Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/55196
dc.descriptionOrientadora : Profa. Dra. Márcia Ramos Maypt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : Curitiba, 15/02/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 189-202pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Estratégia e Organizaçõespt_BR
dc.description.abstractResumo: As empresas sociais (ES) são empresas que fazem uso de expertises de mercado para gerar impacto social por meio de um modelo de negócios (MN) financeiramente sustentável. Esse tipo de empresa é recente no país, e tem demandado pesquisas que examinem suas áreas de criação, configuração e captura de valor, bem como investigações do papel estratégico de seus recursos. Ao se considerar os demais tipos de empresas, um recurso tem se sobressaído de forma particular, a tecnologia da informação (TI), que engloba hardware, software, redes, banco de dados e pessoas. A TI é considerada um dos maiores gastos das organizações, embora esse investimento não resulte necessariamente na melhoria de desempenho esperada pelos tomadores de decisão. O valor de negócio de TI (VNTI), nome dado à aplicação de TI em busca de melhorias de desempenho, ocorre de forma indireta e não está condicionado a própria firma, sendo altamente influenciado pelo contexto das empresas e complementado por outros recursos. Desta forma, questiona-se: Seria a aplicação da TI um recurso valioso para a criação, configuração e captura de valor das ES? Se sim, qual é o seu impacto na forma como o MN das ES opera? A literatura das ES ainda carece de respostas, já que enquanto um autor reconhece a TI como uma das bases do MN das ES, outros não a destacam como um fator preponderante. Desta forma este estudo foi orientado pela seguinte questão de pesquisa: "Como o valor de negócio da TI pode ser observado no modelo de negócios das ES?". Tendo como objetivo identificar quais as utilizações da TI e suas finalidades dentro do atual funcionamento das ES e também nas mudanças que ocorreram ao longo do tempo. Alguns dos objetivos específicos incluem: i) descrever o atual modelo de negócios das ES; ii) identificar a contribuição da TI na criação, configuração e captura de valor; iii) verificar de que forma a TI intervém na inovação do modelo de negócios; iv) verificar de que forma a TI pode ser considerada um recurso valioso, raro, de imitabilidade imperfeita e de organização nas ES. O trabalho foi realizado a partir de uma pesquisa qualitativa pós-positivista, com delineamento de estudo de caso múltiplo e holístico, realizado em três ES. As evidências foram coletadas por meio de 18 entrevistas, observação não participante e 567 páginas de dados secundários. O material coletado foi analisado por meio da técnica de análise de conteúdo, com o uso do software Atlas.ti. A análise das evidências sinaliza o uso estratégico de TI pelas ES, embora ainda tímido especialmente no que tange a inovação do MN. Concluiu-se que a TI é empregada na criação, configuração e captura de valor das ES, de forma a alcançar melhorias de desempenho em seus MNs, que culminem em aumento de impacto social. As contribuições deste trabalho estão em: fornecer informações sobre os momentos de criação, configuração e captura de valor das ES brasileiras, investigar a função de TI nas ES e lançar luz sobre o resultado da utilização de TI em diferentes contextos. Palavras-chave: Empresas sociais. Tecnologia da Informação. Valor de Negócio da Tecnologia da Informação. Modelo de Negócios. Visão Baseada em Recursos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Social enterprises (SE) are companies that use market expertise to generate social impact through a financially sustainable business model (BM). This type of company is recent in the country, and has demanded research that examines its areas of value creation, configuration and capture, as well as investigations of the strategic role of its resources. When considering other types of companies, a feature has stood out in a particular way, information technology (IT), which encompasses hardware, software, networks, databases and people. IT is considered to be one of the largest expenditures of organizations, although such an investment does not necessarily result in improved performance expected by decision makers. The IT business value (ITBV), name given to the IT application in search of performance improvements, occurs indirectly and is not conditional on the firm itself, being highly influenced by the companies' context and complemented by other resources. Thus, it is questioned: Would the application of IT be a valuable resource for the value creation, configuration and capture on SE? If so, what is its impact on how the BM of SE operate? The SE's literature still lacks answers, since while an author acknowledges IT as one of the bases of the BM of SE, others do not highlight it as a preponderant factor. In this way, this study was guided by the following research question: "How can IT business value be observed in the SE business model?". In order to identify the uses of IT and its purposes within the current functioning of SE and also in the changes that have occurred over time. Some of the specific objectives include: i) describing the current SE business model; ii) identify the contribution of IT in the value creation, configuration and capture; iii) verify how IT intervenes in the innovation of the business model; iv) verify how IT can be considered as a valuable, rare, imperfect immitability and organizational resource in SE. The work was carried out from a qualitative post-positivist research, with a multiple and holistic case study design, carried out in three SE. Evidence was collected through 18 interviews, non-participant observation and 567 pages of secondary data. The collected material was analyzed through the technique of content analysis, with the use of Atlas.ti software. The analysis of the evidences signals the strategic use of IT by SE, although still timid especially regarding BM innovation. It was concluded that IT is used in the value creation, configuration and capture of the SE, in order to achieve performance improvements in its BMs, which lead to an increase in social impact. The contributions of this work are: to provide information about the moments of creation, configuration and capture of the Brazilian SE, to investigate the role of IT in the SE and shed light on the outcome of using IT in different contexts. Keywords: Social enterprises. Information Technology. IT business value. Business model. Resource-based view.pt_BR
dc.format.extent209 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectGestão de negociospt_BR
dc.subjectResponsabilidade social da empresapt_BR
dc.titleO valor da tecnologia da informação em empresas sociais : uma análise a partir do modelo de negócios e da visão baseada em recursospt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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