Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBernardo, Viviane de Fátimapt_BR
dc.contributor.otherSouza, Adriana Teles dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2020-01-08T13:32:28Z
dc.date.available2020-01-08T13:32:28Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/54843
dc.descriptionOrientadora : Profª Ms. Adriana Teles de Souzapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente estudo teve como objetivo investigar a função da coordenação na mediação do trabalho docente, em relação às propostas pedagógicas, nas falas dos professores de Educação Física do município de Mandaguaçu, no Paraná. Para tanto, realizou-se uma breve revisão bibliográfica – com informações de livros, artigos e sites indexados –, que segundo Gil (2007), tem como principal vantagem o fato de permitir uma cobertura mais ampla acerca daquilo que se deseja investigar, de modo a subsidiar o entendimento sobre o assunto do trabalho. Na sequência, foi realizada uma pesquisa de levantamento (Survey), que para Rea & Parker (2000), de uma maneira cientificamente rigorosa, permite revelar características de instituições e/ou comunidades, a partir do estudo de indivíduos que as representam. Com uma amostra constituída por 7 (sete) professores – aqui denominados P1, P2, P3, P4, P5, P6 e, P7 –, concluiu-se que a maioria dos professores investigados deposita na figura do coordenador pedagógico responsabilidade maior que a que ele realmente possui, uma vez que apenas dois professores destacaram que o mesmo "auxilia" ou "media". No que se refere à compreensão dos professores investigados em relação às propostas pedagógicas evidenciadas pela coordenação, todos ressaltaram apenas pontos positivos acerca das reuniões de Planejamento e do que é trabalhado/discutido na mesma. Por fim, os professores destacaram que colocam em prática o que é proposto, sempre adaptando à realidade de seus alunos e da escola em que atuampt_BR
dc.format.extent20 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSupervisão escolarpt_BR
dc.subjectProfessores de educação fisicapt_BR
dc.titlePropostas pedagógicas e a função da coordenação pedagógica na mediação do trabalho docentept_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples