Propostas pedagógicas e a função da coordenação pedagógica na mediação do trabalho docente
Resumo
Resumo : O presente estudo teve como objetivo investigar a função da coordenação na
mediação do trabalho docente, em relação às propostas pedagógicas, nas falas dos
professores de Educação Física do município de Mandaguaçu, no Paraná. Para
tanto, realizou-se uma breve revisão bibliográfica – com informações de livros,
artigos e sites indexados –, que segundo Gil (2007), tem como principal vantagem o
fato de permitir uma cobertura mais ampla acerca daquilo que se deseja investigar,
de modo a subsidiar o entendimento sobre o assunto do trabalho. Na sequência, foi
realizada uma pesquisa de levantamento (Survey), que para Rea & Parker (2000),
de uma maneira cientificamente rigorosa, permite revelar características de
instituições e/ou comunidades, a partir do estudo de indivíduos que as representam.
Com uma amostra constituída por 7 (sete) professores – aqui denominados P1, P2,
P3, P4, P5, P6 e, P7 –, concluiu-se que a maioria dos professores investigados
deposita na figura do coordenador pedagógico responsabilidade maior que a que ele
realmente possui, uma vez que apenas dois professores destacaram que o mesmo
"auxilia" ou "media". No que se refere à compreensão dos professores investigados
em relação às propostas pedagógicas evidenciadas pela coordenação, todos
ressaltaram apenas pontos positivos acerca das reuniões de Planejamento e do que
é trabalhado/discutido na mesma. Por fim, os professores destacaram que colocam
em prática o que é proposto, sempre adaptando à realidade de seus alunos e da
escola em que atuam
Collections
- Coordenação Pedagógica [455]