dc.contributor.author | Machado, Viviane Aparecida Costa Paiva | pt_BR |
dc.contributor.other | Marafon, Danielle | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-09T13:51:17Z | |
dc.date.available | 2020-01-09T13:51:17Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/54842 | |
dc.description | Orientadora : Danielle Marafon | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho é resultado de análise de publicações de experiências, estudo de leis e pesquisas, análise de relatos de experiências de educadores e observações do contexto escolar, e busca contribuir para um ensino de qualidade que tem por princípio a valorização do ser humano. Dentre os capítulos nos quais se divide esse trabalho direcionado à temática "História e Cultura Africana e Afrodescendente" prima-se pela efetivação do trabalho com essa temática, na forma como determina a lei 10. 639/03. Parte da reflexão de história de lutas pelo combate ao racismo e pela criação de políticas de valorização da identidade negra, tendo a escola como locos privilegiados de (trans) formação de homem e de sociedade. Para tanto, não poderia deixar de referendar a importância do professor como agente crítico e transformador no contexto escolar, na reflexão sobre sua prática cotidiana, no repensar currículo, ao assumir uma postura positiva no trato da diversidade étnico-racial articulando os conteúdos dessa temática no cotidiano de sala de aula. Além de abordar possibilidades de inovações da prática pedagógica com vistas a sensibilizar, motivar os professores a se lançarem na direção de um trabalho que realmente atenda as necessidades sociais e que colabore para uma cultura de paz. | pt_BR |
dc.format.extent | 19 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Currículos | pt_BR |
dc.subject | Relações etnicas | pt_BR |
dc.title | Relações étnico-raciais no contexto escolar | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |