Relações étnico-raciais no contexto escolar
Visualizar/ Abrir
Data
2016Autor
Machado, Viviane Aparecida Costa Paiva
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : O presente trabalho é resultado de análise de publicações de experiências, estudo de leis e pesquisas, análise de relatos de experiências de educadores e observações do contexto escolar, e busca contribuir para um ensino de qualidade que tem por princípio a valorização do ser humano. Dentre os capítulos nos quais se divide esse trabalho direcionado à temática "História e Cultura Africana e Afrodescendente" prima-se pela efetivação do trabalho com essa temática, na forma como determina a lei 10. 639/03. Parte da reflexão de história de lutas pelo combate ao racismo e pela criação de políticas de valorização da identidade negra, tendo a escola como locos privilegiados de (trans) formação de homem e de sociedade. Para tanto, não poderia deixar de referendar a importância do professor como agente crítico e transformador no contexto escolar, na reflexão sobre sua prática cotidiana, no repensar currículo, ao assumir uma postura positiva no trato da diversidade étnico-racial articulando os conteúdos dessa temática no cotidiano de sala de aula. Além de abordar possibilidades de inovações da prática pedagógica com vistas a sensibilizar, motivar os professores a se lançarem na direção de um trabalho que realmente atenda as necessidades sociais e que colabore para uma cultura de paz.
Collections
- Coordenação Pedagógica [455]