• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Relações étnico-raciais no contexto escolar

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - VIVIANE APARECIDA COSTA PAIVA MACHADO.pdf (317.5Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Machado, Viviane Aparecida Costa Paiva
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente trabalho é resultado de análise de publicações de experiências, estudo de leis e pesquisas, análise de relatos de experiências de educadores e observações do contexto escolar, e busca contribuir para um ensino de qualidade que tem por princípio a valorização do ser humano. Dentre os capítulos nos quais se divide esse trabalho direcionado à temática "História e Cultura Africana e Afrodescendente" prima-se pela efetivação do trabalho com essa temática, na forma como determina a lei 10. 639/03. Parte da reflexão de história de lutas pelo combate ao racismo e pela criação de políticas de valorização da identidade negra, tendo a escola como locos privilegiados de (trans) formação de homem e de sociedade. Para tanto, não poderia deixar de referendar a importância do professor como agente crítico e transformador no contexto escolar, na reflexão sobre sua prática cotidiana, no repensar currículo, ao assumir uma postura positiva no trato da diversidade étnico-racial articulando os conteúdos dessa temática no cotidiano de sala de aula. Além de abordar possibilidades de inovações da prática pedagógica com vistas a sensibilizar, motivar os professores a se lançarem na direção de um trabalho que realmente atenda as necessidades sociais e que colabore para uma cultura de paz.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/54842
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV