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dc.contributor.authorAntunes, Sueli Aparecida Freitaspt_BR
dc.contributor.otherSilva, Janice Mendes dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-04T19:39:21Z
dc.date.available2019-12-04T19:39:21Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/54837
dc.descriptionOrientadora : Janice Mendes da Silvapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este artigo tem como objetivo principal refletir sobre os desafios acerca da implantação da escola de tempo integral no ensino fundamental em uma escola pública do município de Ponta Grossa, Pr, tema que suscita intensos debates nos meios educacionais. Mais especificamente objetivou-se contextualizar teoricamente os princípios que regem a educação em tempo integral, apresentar os argumentos presentes na literatura a respeito do tema e por fim, conhecer quais os principais desafios para a Educação com a implantação desse modelo, com base na opinião da comunidade escolar, especialmente os professores. A metodologia utilizada para nortear o estudo foi do tipo exploratória, de cunho qualitativo. Para a coleta de dados, inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica, a fim de conhecer os aspectos legais e epistemológicos, bem como o que defendem alguns dos principais autores sobre o tema. Foi aplicada uma entrevista a 13 profissionais de uma escola municipal, no intuito de verificar o seu ponto de vista acerca dos desafios encontrados para tal implantação. Analisando-se os resultados da pesquisa, verificase que a escola, campo do estudo apresenta uma série de desafios para seu funcionamento no regime de tempo integral, o que compromete a qualidade do trabalho pedagógico e consequentemente, os resultados deste modelo de educação. Muito precisa ser feito, um longo caminho precisa ser trilhado para que a escola de tempo integral apresente os resultados esperados, os quais dizem respeito a uma educação integral na formação do cidadão. Não apenas como um projeto que ocupe crianças durante todo o dia, mas que este tempo seja efetivo na formação do ser humano em sua integralidadept_BR
dc.format.extent21 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectEscolas - Organização e administraçãopt_BR
dc.titleDesafios para implantação da escola em tempo integralpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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