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dc.contributor.authorMoraes, Suzana Pagnoncelli Alves dept_BR
dc.contributor.otherCeccatto, Andréa de Paula, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-18T18:51:29Z
dc.date.available2019-12-18T18:51:29Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/54836
dc.descriptionOrientadora : Andréa Ceccattopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O objetiivo deste trabalho é explanar sobre o conceito de indisciplina escolar, as principais causas atribuídas por professores e alunos, bem como estratégias de enfrentamento. Abordar sobre a atuação do coordenador pedagógico, a sua fundamental importância em viabilizar ações para o enfrentamento das situações no cotidiano escolar, através da construção do projeto político pedagógico; da orientação e organização do trabalho através do currículo; projetos que trabalhem conceitos e levem à reflexão sobre respeito, valores e atitudes de solidariedade; uso de instrumentos de avaliação formativa; formação continuada para o aprimoramento dos professores; estímulo ao trabalho colaboratiivo e uso das novas tecnologias da comunicação e da informação, que já fazem parte da rotina da maioria das crianças. Assim, incluir os recursos digitais na sala de aula é uma estratégia para tornar o desenvolvimento dos conteúdos mais interessantes, contribuindo para evitar aulas rotineiras e monótonas. Para verificar o que pensam a respeito da indisciplina escolar, foi realizada uma pesquisa com professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, em algumas escolas da rede Municipal de Pato Branco-PR, fundamentada numa abordagem qualitativa, tendo como base a pesquisa exploratória e como instrumento de coleta de dados, o questionário, com o objetivo de coletar informações a respeito da indisciplina em sala de aula e em outros espaços da escola, bem como o enfrentamento da mesma, através das informações dos alunos onde as respostas de ambos coincidem quando dizem considerar a indisciplina como falta de educação, falta de disciplina e limites vindos de casa; algo que necessita ser estudado.pt_BR
dc.format.extent17 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDisciplina escolarpt_BR
dc.subjectOrientadores educacionaispt_BR
dc.titleO coordenador pedagógico frente à indisciplina escolar e o trabalho com os professorespt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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