dc.contributor.author | Moraes, Suzana Pagnoncelli Alves de | pt_BR |
dc.contributor.other | Ceccatto, Andréa de Paula, 1960- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-18T18:51:29Z | |
dc.date.available | 2019-12-18T18:51:29Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/54836 | |
dc.description | Orientadora : Andréa Ceccatto | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O objetiivo deste trabalho é explanar sobre o conceito de indisciplina escolar, as principais causas atribuídas por professores e alunos, bem como estratégias de enfrentamento. Abordar sobre a atuação do coordenador pedagógico, a sua fundamental importância em viabilizar ações para o enfrentamento das situações no cotidiano escolar, através da construção do projeto político pedagógico; da orientação e organização do trabalho através do currículo; projetos que trabalhem conceitos e levem à reflexão sobre respeito, valores e atitudes de solidariedade; uso de instrumentos de avaliação formativa; formação continuada para o aprimoramento dos professores; estímulo ao trabalho colaboratiivo e uso das novas tecnologias da comunicação e da informação, que já fazem parte da rotina da maioria das crianças. Assim, incluir os recursos digitais na sala de aula é uma estratégia para tornar o desenvolvimento dos conteúdos mais interessantes, contribuindo para evitar aulas rotineiras e monótonas. Para verificar o que pensam a respeito da indisciplina escolar, foi realizada uma pesquisa com professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, em algumas escolas da rede Municipal de Pato Branco-PR, fundamentada numa abordagem qualitativa, tendo como base a pesquisa exploratória e como instrumento de coleta de dados, o questionário, com o objetivo de coletar informações a respeito da indisciplina em sala de aula e em outros espaços da escola, bem como o enfrentamento da mesma, através das informações dos alunos onde as respostas de ambos coincidem quando dizem considerar a indisciplina como falta de educação, falta de disciplina e limites vindos de casa; algo que necessita ser estudado. | pt_BR |
dc.format.extent | 17 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Disciplina escolar | pt_BR |
dc.subject | Orientadores educacionais | pt_BR |
dc.title | O coordenador pedagógico frente à indisciplina escolar e o trabalho com os professores | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |