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dc.contributor.authorFabril, Silvia Reginapt_BR
dc.contributor.otherSouza, Adriana Teles dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-04T14:52:45Z
dc.date.available2019-12-04T14:52:45Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/54810
dc.descriptionOrientadora : Profª Ms. Adriana Teles de Souzapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O objetivo deste trabalho é o de compreender qual o conhecimento que os professores possuem acerca das funções do Conselho de Classe, a fim de contribuir para a redução da distância entre a teoria e a prática que se efetivam no Conselho de Classe. A função essencial do Conselho de Classe, estabelecida em resoluções educacionais, é a de priorizar a participação direta, efetiva e coletiva dos profissionais que atuam no processo pedagógico, tendo como foco central o ensino e a aprendizagem. Todavia, o que se tem vivenciado é que o Conselho de Classe tem se transformado em um momento de desabafo coletivo, em que seus componentes não conhecem os papeis que devem desempenhar e nem as funções do Conselho de Classe. A partir dessa situação, o presente trabalho objetiva contribuir para a reflexão do papel do professor como um componente fundamental do Conselho de Classe, bem como seu conhecimento acerca das funções dessa instância. Sendo assim, foi desenvolvida uma pesquisa com 10 professores em uma escola da rede estadual de Ensino do Estado do Paraná, na cidade de Floraí, que atende aos alunos do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano. A abordagem teve o aspecto qualitativo e o instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário. A pesquisa bibliográfica foi realizada tendo como as obras de Dalben (2006), Engers e Gomes (2007), Guerra (2006), Mattos (2005) e outros autores que possuem trabalhos referentes ao tema. A análise dos dados revelou que os professores são conhecedores dos objetivos e funções do Conselho de Classe, mas seguem um padrão de funcionamento que já está estabelecido na escola, sem questionar o seu funcionamento ou os seus resultadospt_BR
dc.format.extent23 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectConselhos de educaçãopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.titleConsiderações sobre o conselho de classe : o que falam os professores?pt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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