dc.description.abstract | Resumo : O objetivo deste trabalho é o de compreender qual o conhecimento que os
professores possuem acerca das funções do Conselho de Classe, a fim de contribuir
para a redução da distância entre a teoria e a prática que se efetivam no Conselho
de Classe. A função essencial do Conselho de Classe, estabelecida em resoluções
educacionais, é a de priorizar a participação direta, efetiva e coletiva dos
profissionais que atuam no processo pedagógico, tendo como foco central o ensino
e a aprendizagem. Todavia, o que se tem vivenciado é que o Conselho de Classe
tem se transformado em um momento de desabafo coletivo, em que seus
componentes não conhecem os papeis que devem desempenhar e nem as funções
do Conselho de Classe. A partir dessa situação, o presente trabalho objetiva
contribuir para a reflexão do papel do professor como um componente fundamental
do Conselho de Classe, bem como seu conhecimento acerca das funções dessa
instância. Sendo assim, foi desenvolvida uma pesquisa com 10 professores em uma
escola da rede estadual de Ensino do Estado do Paraná, na cidade de Floraí, que
atende aos alunos do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano. A abordagem teve o
aspecto qualitativo e o instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário. A
pesquisa bibliográfica foi realizada tendo como as obras de Dalben (2006), Engers e
Gomes (2007), Guerra (2006), Mattos (2005) e outros autores que possuem
trabalhos referentes ao tema. A análise dos dados revelou que os professores são
conhecedores dos objetivos e funções do Conselho de Classe, mas seguem um
padrão de funcionamento que já está estabelecido na escola, sem questionar o seu
funcionamento ou os seus resultados | pt_BR |