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dc.contributor.authorRocha, Silvanapt_BR
dc.contributor.otherSalles, Liliane Schenfelderpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-25T20:22:47Z
dc.date.available2019-11-25T20:22:47Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/54803
dc.descriptionOrientadora : Profª. Ma. Liliane Sallespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho se desenvolveu referendandoa abordagem da análise quantitativa do número das fichas de encaminhamentos, conferindo especial atenção às queixas escolares de crianças do ensino fundamental do 1º ao 5º ano. Apresenta-se para refletir sobre a questão de estudo, que procura mensurar as queixas escolares no ensino fundamental das escolas municipais da rede pública do município de Telêmaco Borba. A pesquisa teve como proposta metodológica, para responder à problemática, uma análise descritiva da presença maciça de fichas de encaminhamentos com queixa escolar, sendo que a maioria refere-se a problemas vividos no processo de aprendizagem escolar. Constatando a magnitude desse problema que cabe o questionamento sobre os fatores existentes na relação de aprendizagem no contexto de sala de aula que acabam gerando inúmeros encaminhamentos. Posteriormente, realizou-se um estudo comparativo de fichas de encaminhamentos não atendidos pela equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Educação; podendo assim, analisar os dados de forma qualitativa e quantitativa e a partir desse estudo, percebe-se a fragilidade dos professores e falta de reflexão acerca do contexto escolar do aluno encaminhado. Esse estudo nos possibilitou apontar a necessidade de um trabalho de intervenção junto as instituições de ensino para esclarecimento do trabalho da equipe multidisciplinar e a reflexão sobre as condições do processo ensinoaprendizagem, e em especial o papel da coordenadora pedagógica no assessoramento ao professorpt_BR
dc.format.extent19 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSupervisão escolarpt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.titleAnálise das fichas de encaminhamentos das crianças com queixa escolar da rede municipal de ensino no município de Telêmaco Borbapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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