Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSantos, Sandra Aparecida Napoleão dospt_BR
dc.contributor.otherSalles, Liliane Schenfelderpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-27T16:47:14Z
dc.date.available2019-11-27T16:47:14Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/54799
dc.descriptionOrientadora : Profª. Ma. Liliane Schenfelder Sallespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A presente pesquisa buscou analisar o processo de avaliação dos alunos com necessidades educacionais especiais no contexto da escola regular, cujo tema émuito recorrente nas escolas, e vem desafiando constantemente professores e orientadores pedagógicos em relação às demandas eminentes dos alunos com tais necessidades em sala de aula e a contrapartida do professor, especialmente no que se refere a forma de avaliar o aprendizado dos referidos alunos. Para tal foi necessário realizar, inicialmente, um estudo bibliográfico das diretrizes da educação especial dos anos 90 até os dias atuais, abordando também o acesso e permanência do aluno com necessidades educacionaisespeciais em sala de aula, bem como de que forma é conduzido o processo de avaliação a que estes alunos são submetidos e a atuação do professor neste contexto. Para efetivação desse estudo em campo prático, a pesquisa se desenvolveu com a aplicação de questionário sobre a temática, com o público de dez professores das escolas da rede pública e privada do Município de Arapoti-PR. Os dados possibilitaram uma análise reflexiva acerca dos desafios enfrentados pelo professor em sala de aula para conduzir o processo de avaliação, oportunizando ainda novos conhecimentos a respeito dos direcionamentos sobre como avaliar o aluno com necessidades educacionais especiaispt_BR
dc.format.extent30 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais : um desafio em sala de aulapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples