| dc.contributor.author | Santos, Sandra Aparecida Napoleão dos | pt_BR |
| dc.contributor.other | Salles, Liliane Schenfelder | pt_BR |
| dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2019-11-27T16:47:14Z | |
| dc.date.available | 2019-11-27T16:47:14Z | |
| dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/54799 | |
| dc.description | Orientadora : Profª. Ma. Liliane Schenfelder Salles | pt_BR |
| dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
| dc.description | Inclui referências | pt_BR |
| dc.description.abstract | Resumo : A presente pesquisa buscou analisar o processo de avaliação dos alunos com necessidades educacionais especiais no contexto da escola regular, cujo tema émuito recorrente nas escolas, e vem desafiando constantemente professores e orientadores pedagógicos em relação às demandas eminentes dos alunos com tais necessidades em sala de aula e a contrapartida do professor, especialmente no que se refere a forma de avaliar o aprendizado dos referidos alunos. Para tal foi necessário realizar, inicialmente, um estudo bibliográfico das diretrizes da educação especial dos anos 90 até os dias atuais, abordando também o acesso e permanência do aluno com necessidades educacionaisespeciais em sala de aula, bem como de que forma é conduzido o processo de avaliação a que estes alunos são submetidos e a atuação do professor neste contexto. Para efetivação desse estudo em campo prático, a pesquisa se desenvolveu com a aplicação de questionário sobre a temática, com o público de dez professores das escolas da rede pública e privada do Município de Arapoti-PR. Os dados possibilitaram uma análise reflexiva acerca dos desafios enfrentados pelo professor em sala de aula para conduzir o processo de avaliação, oportunizando ainda novos conhecimentos a respeito dos direcionamentos sobre como avaliar o aluno com necessidades educacionais especiais | pt_BR |
| dc.format.extent | 30 p. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language | Português | pt_BR |
| dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
| dc.subject | Educação especial | pt_BR |
| dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
| dc.title | Avaliação da aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais : um desafio em sala de aula | pt_BR |
| dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |