dc.contributor.advisor | Mendes, Ademir Aparecido Pinhelli | pt_BR |
dc.contributor.author | Grespan, Rosana Pimentel de Castro | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-12T19:19:11Z | |
dc.date.available | 2019-12-12T19:19:11Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/54786 | |
dc.description | Orientador : Ademir Aparecido Pinhelli Mendes | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente artigo trata de um estudo acerca da indisciplina escolar por meio de revisão em literatura impressa e em meios acadêmicos, tomando-se o cuidado de sustentar uma pesquisa junto a obras, pertinentes ao assunto e cujos autores são conceituados como AQUINO (1996), VASCONCELLOS (1996), GARCIA (1999), GOLBA (2016), GOTIZENS (2003), ZAGURY (2006). Posteriormente, realizamos a análise de documentos da coordenação pedagógica de um colégio público da rede de ensino do Estado do Paraná, dando ênfase no trabalho realizado em intervenções, junto aos alunos e professores, no sentido de minimizar os conflitos estabelecidos no ambiente escolar. A pesquisa teve com objetivo investigar a dimensão de processos de socialização e relacionamentos que os alunos exercem na escola, na relação com seus pares e com os profissionais da educação, no contexto do espaço escolar. Observa-se hoje uma crescente preocupação da sociedade brasileira com o fenômeno da indisciplina escolar; a qual, para muitos profissionais da educação, é vista como um ato indisciplinar, e, dependendo do grau do conflito, tornar-se-á um ato infracional. O fio condutor do trabalho da coordenação pedagógica, foco desse trabalho, é exatamente o de usar instrumentos que respaldam legalmente as suas ações e vem contribuindo de maneira significativa para minimizar os conflitos no ambiente escolar. | pt_BR |
dc.format.extent | 22 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Disciplina escolar | pt_BR |
dc.subject | Supervisão escolar | pt_BR |
dc.title | Indisciplina escolar : um estudo acerca dos documentos utilizados pelos coordenadores pedagógicos de uma escola pública | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |