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dc.contributor.advisorMendes, Ademir Aparecido Pinhellipt_BR
dc.contributor.authorGrespan, Rosana Pimentel de Castropt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-12T19:19:11Z
dc.date.available2019-12-12T19:19:11Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/54786
dc.descriptionOrientador : Ademir Aparecido Pinhelli Mendespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente artigo trata de um estudo acerca da indisciplina escolar por meio de revisão em literatura impressa e em meios acadêmicos, tomando-se o cuidado de sustentar uma pesquisa junto a obras, pertinentes ao assunto e cujos autores são conceituados como AQUINO (1996), VASCONCELLOS (1996), GARCIA (1999), GOLBA (2016), GOTIZENS (2003), ZAGURY (2006). Posteriormente, realizamos a análise de documentos da coordenação pedagógica de um colégio público da rede de ensino do Estado do Paraná, dando ênfase no trabalho realizado em intervenções, junto aos alunos e professores, no sentido de minimizar os conflitos estabelecidos no ambiente escolar. A pesquisa teve com objetivo investigar a dimensão de processos de socialização e relacionamentos que os alunos exercem na escola, na relação com seus pares e com os profissionais da educação, no contexto do espaço escolar. Observa-se hoje uma crescente preocupação da sociedade brasileira com o fenômeno da indisciplina escolar; a qual, para muitos profissionais da educação, é vista como um ato indisciplinar, e, dependendo do grau do conflito, tornar-se-á um ato infracional. O fio condutor do trabalho da coordenação pedagógica, foco desse trabalho, é exatamente o de usar instrumentos que respaldam legalmente as suas ações e vem contribuindo de maneira significativa para minimizar os conflitos no ambiente escolar.pt_BR
dc.format.extent22 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDisciplina escolarpt_BR
dc.subjectSupervisão escolarpt_BR
dc.titleIndisciplina escolar : um estudo acerca dos documentos utilizados pelos coordenadores pedagógicos de uma escola públicapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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