• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Indisciplina escolar : um estudo acerca dos documentos utilizados pelos coordenadores pedagógicos de uma escola pública

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - ROSANA PIMENTEL DE CASTRO GRESPAN.pdf (390.1Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Grespan, Rosana Pimentel de Castro
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente artigo trata de um estudo acerca da indisciplina escolar por meio de revisão em literatura impressa e em meios acadêmicos, tomando-se o cuidado de sustentar uma pesquisa junto a obras, pertinentes ao assunto e cujos autores são conceituados como AQUINO (1996), VASCONCELLOS (1996), GARCIA (1999), GOLBA (2016), GOTIZENS (2003), ZAGURY (2006). Posteriormente, realizamos a análise de documentos da coordenação pedagógica de um colégio público da rede de ensino do Estado do Paraná, dando ênfase no trabalho realizado em intervenções, junto aos alunos e professores, no sentido de minimizar os conflitos estabelecidos no ambiente escolar. A pesquisa teve com objetivo investigar a dimensão de processos de socialização e relacionamentos que os alunos exercem na escola, na relação com seus pares e com os profissionais da educação, no contexto do espaço escolar. Observa-se hoje uma crescente preocupação da sociedade brasileira com o fenômeno da indisciplina escolar; a qual, para muitos profissionais da educação, é vista como um ato indisciplinar, e, dependendo do grau do conflito, tornar-se-á um ato infracional. O fio condutor do trabalho da coordenação pedagógica, foco desse trabalho, é exatamente o de usar instrumentos que respaldam legalmente as suas ações e vem contribuindo de maneira significativa para minimizar os conflitos no ambiente escolar.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/54786
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV