| dc.contributor.author | Oliveira, Rosa dos Santos | pt_BR |
| dc.contributor.other | Salles, Liliane Schenfelder | pt_BR |
| dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2019-11-25T12:27:20Z | |
| dc.date.available | 2019-11-25T12:27:20Z | |
| dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/54784 | |
| dc.description | Orientadora : Profª. Ma. Liliane Schenfelder Salles | pt_BR |
| dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
| dc.description | Inclui referências | pt_BR |
| dc.description.abstract | Resumo : A inclusão de pessoas com necessidades especiais é o grande desafio deste século e está legalmente oficializada, neste ponto deve-se lembrar da importância da escola e da família, enquanto bases da formação do ser humano. Este estudo buscou uma reflexão sobre a participação dos pais na vida escolar do filho, para verificar as representações dos pais e professores no processo ensinar e aprender. Os objetivos da pesquisa foram: compreender as contribuições da família no processo de escolarização do filho; identificar o conhecimento das famílias em relação ao seu papel junto à escola; verificar o papel da gestão na parceria família e escola. O estudo teórico que subsidiou o desenvolvimento deste estudo favoreceu uma compreensão do sentido da inclusão e da relação escola/ família e aluno com necessidades educacionais especiais. A pesquisa foi realizada na Escola de Educação Básica Osvaldo de Biássio – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) situada em Castro, estado do Paraná, que atende 104 alunos no total e mantém também um projeto assistencial que atende 40 alunos. Para a referida pesquisa selecionou-se aleatoriamente cinco pais de alunos e cinco professores que foram convidados a responder um questionário específico, elaborado para a pesquisa em questão. A análise apontou para o valor inestimável que a Escola representa em suas vidas e para o atendimento de seus filhos, quanto às respostas dos professores constatou-se que todos os entrevistados foram unânimes em ressaltar a função primordial da família e o quanto é importante o papel de uma gestão sincronizada na parceria família-escola. O resultado das pesquisas e estudos realizados foi analisado, sistematizando assim um diagnóstico e uma proposta de intervenção social e pedagógica, que a partir dos trabalhos com os pais visa contribuir para a melhoria da vida dos alunos com necessidades educacionais especiais, fazendo com que os mesmos se tornem mais independentes e os pais mais conscientes de seu papel. Quanto mais os pais externarem interesse pelos seus filhos, dedicando um pouco do seu "tempo", facilitará o seu desenvolvimento e melhorará o rendimento escolar. O filho necessita sentir-se amado e respeitado, primeiramente pelos seus pais, na sua família, para posteriormente na sociedade | pt_BR |
| dc.format.extent | 18 p. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language | Português | pt_BR |
| dc.subject | Educação básica | pt_BR |
| dc.subject | Lar e escola | pt_BR |
| dc.title | A participação da família na vida escolar do filho da Escola de Educação Básica Osvaldo de Biassio na modalidade - Educação Especial | pt_BR |
| dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |