• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A participação da família na vida escolar do filho da Escola de Educação Básica Osvaldo de Biassio na modalidade - Educação Especial

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - ROSA DOS SANTOS OLIVEIRA.pdf (370.1Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Oliveira, Rosa dos Santos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A inclusão de pessoas com necessidades especiais é o grande desafio deste século e está legalmente oficializada, neste ponto deve-se lembrar da importância da escola e da família, enquanto bases da formação do ser humano. Este estudo buscou uma reflexão sobre a participação dos pais na vida escolar do filho, para verificar as representações dos pais e professores no processo ensinar e aprender. Os objetivos da pesquisa foram: compreender as contribuições da família no processo de escolarização do filho; identificar o conhecimento das famílias em relação ao seu papel junto à escola; verificar o papel da gestão na parceria família e escola. O estudo teórico que subsidiou o desenvolvimento deste estudo favoreceu uma compreensão do sentido da inclusão e da relação escola/ família e aluno com necessidades educacionais especiais. A pesquisa foi realizada na Escola de Educação Básica Osvaldo de Biássio – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) situada em Castro, estado do Paraná, que atende 104 alunos no total e mantém também um projeto assistencial que atende 40 alunos. Para a referida pesquisa selecionou-se aleatoriamente cinco pais de alunos e cinco professores que foram convidados a responder um questionário específico, elaborado para a pesquisa em questão. A análise apontou para o valor inestimável que a Escola representa em suas vidas e para o atendimento de seus filhos, quanto às respostas dos professores constatou-se que todos os entrevistados foram unânimes em ressaltar a função primordial da família e o quanto é importante o papel de uma gestão sincronizada na parceria família-escola. O resultado das pesquisas e estudos realizados foi analisado, sistematizando assim um diagnóstico e uma proposta de intervenção social e pedagógica, que a partir dos trabalhos com os pais visa contribuir para a melhoria da vida dos alunos com necessidades educacionais especiais, fazendo com que os mesmos se tornem mais independentes e os pais mais conscientes de seu papel. Quanto mais os pais externarem interesse pelos seus filhos, dedicando um pouco do seu "tempo", facilitará o seu desenvolvimento e melhorará o rendimento escolar. O filho necessita sentir-se amado e respeitado, primeiramente pelos seus pais, na sua família, para posteriormente na sociedade
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/54784
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV