Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCenci, Marieli Galvan Bocchesept_BR
dc.contributor.otherCeccatto, Andréa de Paula, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2020-01-08T14:43:56Z
dc.date.available2020-01-08T14:43:56Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/54767
dc.descriptionOrientadora : Msc Andréa Ceccattopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : As avaliações externas foram criadas no Brasil pelo governo federal para se conhecer estatisticamente como a educação está se desenvolvendo, e posteriormente com os índices apresentados ter condições de desenvolver estratégias para melhorar a educação no país. A presente pesquisa teve como objetivo compreender como os docentes de uma escola municipal da cidade de Pato Branco-PR, percebem a Prova Brasil como aliada para o direcionamento da prática pedagógica que se desenvolvem com os educandos em sala de aula. A cada nova aplicação que ocorre a cada dois anos, este instrumento pedagógico vem sendo aprimorado para se conseguir alcançar resultados mais próximos a real situação da educação brasileira. Para se chegar aos resultados foram aplicados 5 questionários, composto de 4 questões objetivas e uma discursiva a 5 professores de uma mesma escola municipal na cidade de Pato Branco/PR. Verifica-se na análise dos questionários aplicados, que todos os entrevistados acreditam que está avaliação é uma forma de contribuir de forma positiva para o desenvolvimento do processo de ensino, por permitir um olhar diferente ao que é trabalhado em sala de aula. Conclui-se então, que a avaliação permite o aperfeiçoamento dos métodos pedagógicos utilizados e que não caracteriza o fechamento de um ciclo, mas direciona estratégias para aprimorar e melhorar a educação.pt_BR
dc.format.extent15 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.titleProva Brasil : atividade avaliativa para contribuir com a prática pedagógica em sala de aulapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples