Prova Brasil : atividade avaliativa para contribuir com a prática pedagógica em sala de aula
Resumo
Resumo : As avaliações externas foram criadas no Brasil pelo governo federal para se conhecer estatisticamente como a educação está se desenvolvendo, e posteriormente com os índices apresentados ter condições de desenvolver estratégias para melhorar a educação no país. A presente pesquisa teve como objetivo compreender como os docentes de uma escola municipal da cidade de Pato Branco-PR, percebem a Prova Brasil como aliada para o direcionamento da prática pedagógica que se desenvolvem com os educandos em sala de aula. A cada nova aplicação que ocorre a cada dois anos, este instrumento pedagógico vem sendo aprimorado para se conseguir alcançar resultados mais próximos a real situação da educação brasileira. Para se chegar aos resultados foram aplicados 5 questionários, composto de 4 questões objetivas e uma discursiva a 5 professores de uma mesma escola municipal na cidade de Pato Branco/PR. Verifica-se na análise dos questionários aplicados, que todos os entrevistados acreditam que está avaliação é uma forma de contribuir de forma positiva para o desenvolvimento do processo de ensino, por permitir um olhar diferente ao que é trabalhado em sala de aula. Conclui-se então, que a avaliação permite o aperfeiçoamento dos métodos pedagógicos utilizados e que não caracteriza o fechamento de um ciclo, mas direciona estratégias para aprimorar e melhorar a educação.
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- Coordenação Pedagógica [455]