Processo de conferência de faturas do setor de logística de uma montadora de caminhões e a influência do comportamento humano nos sistemas de controle interno
Resumo
Resumo : Este estudo tem como objetivo verificar os fatores que impactam e influenciam significativamente nos sistemas de Controle Internos das empresas, bem como o comportamento humano e a resistência a mudanças através de um estudo de caso do setor de Logística de uma montadora de caminhões no processo de conferência de faturas, processo de suma importância para a área em estudo, para validação de valores e a efetivação de contratos de serviços com suas transportadoras. Foram observados os sistemas de controle interno, o uso da metodologia LEAN para controle e gerenciamento de indicadores de performance, qual o impacto do comportamento humano como fato relevante nos resultados destes controles e metodologias, bem como o uso de ferramentas e sistemas para conferencia do processo. Questionários foram enviados para a gestão e alguns colaboradores afim de analisar diferentes pontos de vistas e como o processo em questão é visto de forma geral pelos envolvidos. Verificou-se que para auxiliar o processo foram criados sistemas paralelos para estancar e auxiliar no fator problema apresentados e como melhoria de processo no controle e gerenciamento por parte da nova gestão. A empresa V está com um projeto em estudo para implementação de um sistema robusto , confiável e global para controle e pagamento dos serviços prestados na área de logística bem como outros processos da empresa. No momento parte do processo foi tercerizado e outra parte transferido para área específica do negócio da empresa.