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dc.contributor.authorFleck, Mara Regina Siebrept_BR
dc.contributor.otherSalles, Liliane Schenfelderpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2020-01-06T19:11:36Z
dc.date.available2020-01-06T19:11:36Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/54654
dc.descriptionOrientadora : Profª. Ma. Liliane Schenfelder Sallespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A evasão escolar se constitui como um problema que atinge praticamente todas as escolas públicas, independente da região onde está localizada, o turno e o nível de ensino, se tornando um desafio para os profissionais da educação, pais e sistemas de ensino. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira - INEP, de cada 100 alunos que ingressam na escola no 1º ano, 5 (cinco) não concluem o ensino fundamental, ou seja, 95 (noventa e cinco) terminam o 9º ano (IBGE, 2007). Os números da evasão no Brasil mostram que todo ano milhares de crianças e adolescentes deixam de frequentar as salas de aulas pelos mais diversos motivos, entre eles, o ingresso no mercado de trabalho, o casamento e a gravidez precoce. A pesquisa que se apresenta tem por objetivos: averiguar se muitos dos condicionantes da evasão escolar está ligada a organização do sistema de ensino/aprendizagem, pois na maioria dos trabalhos de pesquisa investigados (IBGE 2007) apontam para fatores externos, extra escolares como responsáveis pela evasão. Este trabalho buscou verificar se as possíveis causas e consequências da evasão escolar no Colégio Estadual Parigot de Souza – Inácio Martins, PR, estão relacionadas aos fatores citados acima, como forma de comprová-la ou descartá-la, para tal, foi aplicado um questionário/pesquisa a alunos com distorção de idade/ano devido a evasão e/ou abandono escolar, onde a amostra foi aplicada a 57 alunos, sendo 27 do matutino e 30 do noturno Diante dos resultados, conclui-se que o(os) principais fator(es) que vem contribuindo para evasão escolar são os fatores externos, como a questão financeira; trabalhar para complementar a renda familiar.pt_BR
dc.format.extent20 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.titleO trabalho pedagógico e sua organização corroborando para a diminuição da evasãopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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