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    O trabalho pedagógico e sua organização corroborando para a diminuição da evasão

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    R - E - MARA REGINA SIEBRE FLECK.pdf (553.2Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Fleck, Mara Regina Siebre
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A evasão escolar se constitui como um problema que atinge praticamente todas as escolas públicas, independente da região onde está localizada, o turno e o nível de ensino, se tornando um desafio para os profissionais da educação, pais e sistemas de ensino. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira - INEP, de cada 100 alunos que ingressam na escola no 1º ano, 5 (cinco) não concluem o ensino fundamental, ou seja, 95 (noventa e cinco) terminam o 9º ano (IBGE, 2007). Os números da evasão no Brasil mostram que todo ano milhares de crianças e adolescentes deixam de frequentar as salas de aulas pelos mais diversos motivos, entre eles, o ingresso no mercado de trabalho, o casamento e a gravidez precoce. A pesquisa que se apresenta tem por objetivos: averiguar se muitos dos condicionantes da evasão escolar está ligada a organização do sistema de ensino/aprendizagem, pois na maioria dos trabalhos de pesquisa investigados (IBGE 2007) apontam para fatores externos, extra escolares como responsáveis pela evasão. Este trabalho buscou verificar se as possíveis causas e consequências da evasão escolar no Colégio Estadual Parigot de Souza – Inácio Martins, PR, estão relacionadas aos fatores citados acima, como forma de comprová-la ou descartá-la, para tal, foi aplicado um questionário/pesquisa a alunos com distorção de idade/ano devido a evasão e/ou abandono escolar, onde a amostra foi aplicada a 57 alunos, sendo 27 do matutino e 30 do noturno Diante dos resultados, conclui-se que o(os) principais fator(es) que vem contribuindo para evasão escolar são os fatores externos, como a questão financeira; trabalhar para complementar a renda familiar.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/54654
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

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