A participação da família na escola nos anos iniciais do ensino fundamental
Resumo
Resumo : Esta pesquisa teve como princípio um estudo sobre a importância da
participação da família na escola para a formação integral do indivíduo, observando
que ambas têm papéis distintos, porém complementares. Iniciou-se a pesquisa
sobre a legislação que reconhece a dignidade da família, independente da sua
formação, considerando as mudanças históricas ao longo das últimas décadas. Na
sequência pesquisou-se sobre gestão participativa, com ênfase nas ações de
promoção a participação da família na escola, diferenciando as atribuições, bem
como o Projeto Político Pedagógico da instituição de ensino onde foi realizada a
pesquisa. Esta pesquisa foi realizada através de levantamento bibliográfico e
pesquisa de campo, que aconteceu na Escola Municipal Professora Relindis
Bormann Capilé, município de Castro, Estado do Paraná, contando com a
participação de cinco professoras regentes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental
e de dez pais, sendo dois de cada ano
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- Coordenação Pedagógica [455]