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    Educação do campo : valorização através da língua

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    R - E - SILMARA APARECIDA PONCIANO.pdf (538.3Kb)
    Data
    2021-07-27
    Autor
    Ponciano, Silmara Aparecida
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : O presente artigo tem a finalidade de suscitar reflexões acerca da educação no campo, começando por um breve histórico da mesma e finalizando com a valorização do aluno campesino através do estudo da variedade linguística. Reconhecendo a importância do falar campesino e resgatando sua importância dentro da Língua Portuguesa. Levando em conta que a variação linguística é um tema bastante complexo, uma vez que envolve questões de identidade, estigma, discriminação, preconceito, norma, prestígio social e muitos outros. Temas esses que quando não são abordados de uma forma adequada, em vez de promover a conscientização e o avanço da cidadania podem gerar preconceitos e constrangimentos. Isto significa que a escola conheça, respeite e trabalhe as variedades linguísticas de prestígio e também as variedades usadas pelos alunos no seu dia a dia. Como professora de português, percebi que essa seria a melhor forma de unir os aprendizados do curso Educação do Campo com minha prática pedagógica. Pois, a variação linguística esteve ausente na proposta pedagógica de Língua portuguesa por muito tempo. E os alunos que falavam um português de forma deficiente falavam "errado" e na tentativa de "consertá-lo" tentou-se aproximar a fala do aluno da norma culta, ignorando o uso linguístico. Em consequência disso houve uma desvalorização do falar do campo e os alunos passaram a ter vergonha dessa variação linguística. O trabalho foi realizado na escola da zona rural Escola Estadual "Capela São João" que fica no município de Tomazina e envolveu alunos das 6ª, 7ª, 8ª séries do Ensino Fundamental. Para tanto, tomei por base estudos fundamentados na sociolinguística variacionista, sobretudo por BAGNO (1999, 2004) BORTONI (2001, 2004), entre outros.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/54545
    Collections
    • Educação do campo [600]

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