dc.contributor.advisor | Dias, Gracialino da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Riffert, Maria de Jesus Arruda da Silva | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico. | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-24T19:28:34Z | |
dc.date.available | 2020-01-24T19:28:34Z | |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/54541 | |
dc.description | Orientador : Gracialino da Silva Dias | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Edicação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho discute algumas questões pedagógicas sobre a socioeducação. Compreende-a enquanto uma práxis de natureza social e pedagógica realizada em um espaço não escolar e institucional, com adolescentes em conflito com a lei, que cumprem medidas socioeducativas de Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à comunidade. A proposta que orienta o estudo é a análise da socioeducação no contexto da sociedade capitalista, um cenário de crises sociais, políticas, econômicas que interferem diretamente no modo como se organiza a vida. A concepção teórico-metodológica é o materialismo histórico e dialético. Propõe-se a análise dos fundamentos teóricos e práticos dessa pedagogia a partir dos documentos produzidos pelo poder público, bem como a prática através da experiência concreta no CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) no município de Campo Largo. Com esse estudo buscou-se responder aos seguintes objetivos: Averiguar as questões pedagógicas desenvolvidas pelas medidas socioeducativas; Caracterizar atuação dos profissionais nesse processo educativo no âmbito das ações socioeducativas; Esclarecer como ocorreu a municipalização da política de socioeducação. O desenvolvimento deste trabalho foi realizado com base no entendimento de que, deve haver a prevalência dos aspectos formativos sobre os punitivos. | pt_BR |
dc.format.extent | 53 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação popular | pt_BR |
dc.subject | Sociologia educacional | pt_BR |
dc.title | Questões pedagógicas da socioeducação : um estudo em meio aberto, no município de Campo Largo | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |