Princípios pedagógicos das escolas do campo em movimento
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Data
2022-07-27Autor
Oliveira, Siomara Cássia de
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Resumo: As escolas itinerantes do campo, através do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, o MST, durante os seus vinte e cinco anos de formação, vem discutindo a educação dentro dos espaços de sua organização, visando conquistar uma educação que contribua para que os trabalhadores rurais se apropriem de sua história, tornando-se sujeitos com consciência e capacidade de transformar a realidade social da qual fazem parte. Trata-se de uma educação que combina o estudo com o trabalho, cultura e organização coletiva, cooperação agrícola e solidariedade, uma educação que recupere valores socialistas. No decorrer de sua estruturação, o MST construiu um método próprio de formação vinculado aos desafios histórico-sociais e à reivindicação da reforma agrária. Dessa forma, a trajetória histórica de participação na luta de classes e através de seus objetivos, princípios, valores e organização que o movimento busca para as suas praticas educativas. Ao mesmo tempo em que começa a refletir sobre elas e percebe que deve ajudar a produzir seres humanos capazes de assumir o comando de seu próprio destino histórico.
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- Educação do campo [600]