dc.contributor.author | Eidam, Érica de Fátima | pt_BR |
dc.contributor.other | Silva, Janice Mendes da | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-07T17:34:37Z | |
dc.date.available | 2020-01-07T17:34:37Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/54485 | |
dc.description | Orientadora : Janice Mendes da Silva | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Promover a reflexão sobre a aplicabilidade das Metodologias Ativas e sua contribuição para a Educação Básica, é o objetivo desta pesquisa, por meio do levantamento das possibilidades de educar na sociedade contemporânea. Este trabalho visa favorecer experiências inovadoras no âmbito das Escolas Estaduais. As fundamentações têm por orientação a linha de pesquisa Crítico Superadora de Paulo Freire e os procedimentos metodológicos se efetivaram por meio da pesquisa bibliográfica descritiva, com característica etnográfica, segundo a visão de Fazenda (2002). A metodologia desta pesquisa contempla ainda, o uso de questionários aplicados à trinta (30) professores atuantes em três Instituições da Rede Estadual do Município de Ponta Grossa. Assim a investigação se manifesta enquanto pesquisa de campo, mediante conteúdo quantitativo e qualitativo. Os materiais coletados permitiram a elaboração conclusiva e reflexão sobre as possibilidades e contribuição das Metodologias Ativas aplicadas junto à Educação Básica, com apresentação dos resultados em gráficos demonstrativos contendo os percentuais e a representatividade de cada questão. Salienta-se que os índices apresentam um percentual satisfatório entre os professores que conhecem e aprovam as Metodologias Ativas, mediante resultados positivos já obtidos em sua atuação profissional. Considera-se que educandos e educadores devam estar aptos ao convívio com novas tecnologias, com indicação quanto à necessidade de aperfeiçoamento efetivo, mediante ação governamental. Ao concluir, espera-se que o olhar voltado para a aprendizagem significativa atinja professores e órgãos governamentais da Rede Estadual em prol da qualidade da educação. | pt_BR |
dc.format.extent | 27 p. : il. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Pratica de ensino | pt_BR |
dc.title | Pesquisando a aplicabilidade das metodologias ativas e sua contribuição para o ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |