Mostrar registro simples

dc.contributor.authorEidam, Érica de Fátimapt_BR
dc.contributor.otherSilva, Janice Mendes dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2020-01-07T17:34:37Z
dc.date.available2020-01-07T17:34:37Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/54485
dc.descriptionOrientadora : Janice Mendes da Silvapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Promover a reflexão sobre a aplicabilidade das Metodologias Ativas e sua contribuição para a Educação Básica, é o objetivo desta pesquisa, por meio do levantamento das possibilidades de educar na sociedade contemporânea. Este trabalho visa favorecer experiências inovadoras no âmbito das Escolas Estaduais. As fundamentações têm por orientação a linha de pesquisa Crítico Superadora de Paulo Freire e os procedimentos metodológicos se efetivaram por meio da pesquisa bibliográfica descritiva, com característica etnográfica, segundo a visão de Fazenda (2002). A metodologia desta pesquisa contempla ainda, o uso de questionários aplicados à trinta (30) professores atuantes em três Instituições da Rede Estadual do Município de Ponta Grossa. Assim a investigação se manifesta enquanto pesquisa de campo, mediante conteúdo quantitativo e qualitativo. Os materiais coletados permitiram a elaboração conclusiva e reflexão sobre as possibilidades e contribuição das Metodologias Ativas aplicadas junto à Educação Básica, com apresentação dos resultados em gráficos demonstrativos contendo os percentuais e a representatividade de cada questão. Salienta-se que os índices apresentam um percentual satisfatório entre os professores que conhecem e aprovam as Metodologias Ativas, mediante resultados positivos já obtidos em sua atuação profissional. Considera-se que educandos e educadores devam estar aptos ao convívio com novas tecnologias, com indicação quanto à necessidade de aperfeiçoamento efetivo, mediante ação governamental. Ao concluir, espera-se que o olhar voltado para a aprendizagem significativa atinja professores e órgãos governamentais da Rede Estadual em prol da qualidade da educação.pt_BR
dc.format.extent27 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectPratica de ensinopt_BR
dc.titlePesquisando a aplicabilidade das metodologias ativas e sua contribuição para o ensino aprendizagempt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples