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dc.contributor.authorMoleta, Eliane Tramontin Silveirapt_BR
dc.contributor.otherKnaut, Michelle Souza Juliopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-03T19:27:19Z
dc.date.available2019-12-03T19:27:19Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/54476
dc.descriptionOrientadora : Michelle Souza Julio Knautpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este artigo tem por objetivo compreender qual a concepção de professores e alunos sobre as relações interpessoais e sua importância no âmbito escolar no Ensino Médio. Além da literatura a respeito da temática apresentada, realizou-se uma pesquisa qualitativa, com dezenove professores pertencentes ao quadro de um Colégio Estadual em Ponta Grossa PR, com setenta e cinco alunos do Ensino Médio. Foi utilizado como instrumento para a coleta de dados um questionário com seis questões fechadas e cinco questões abertas para discentes, e para os docentes. Os resultados obtidos apontam que professores e alunos concordam quanto à interferência dos conflitos ao andamento de sala de aula, atrapalhando no relacionamento, comprometendo o diálogo, no estado emocional, na dificuldade para aprender e atrapalhando o tempo da aula. Evidencia-se a importância das relações estabelecidas na escola, na sala de aula e no contexto do processo ensino aprendizagem. Constata que as relações interpessoais são fundamentais para a construção do conhecimento, para conquistar a confiança dos alunos em busca de seus objetivos no desempenho da aprendizagem, na aceitação das normas estabelecidas pelas relações de poder e nas relações de pertencimento ao ambiente escolar. Em se tratando da modalidade Ensino Médio são jovens de todos os cantos, trancos e barrancos e possuem muitas potencialidades que podem ser desenvolvidas e elucidadas pela escola e pelo professor que trabalha com comprometimento e alegria. A relação de convivência no ambiente escolar é uma forma de aprendizagem que querem levar pra vida toda. A escola por mais que mostre limitações, é o espaço em que a juventude gosta de estar, pois convivem com respeito e orientação, valoriza-se o saber, aceitam os erros problemas e dificuldades, socializam-se. Aprendem a conviver em grupo, desenvolvem valores para viver em sociedade, buscam intervir no mundo construindo a sua cidadania sendo visto por suas particularidades.pt_BR
dc.format.extent32 p. : il. color., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectRelações humanaspt_BR
dc.subjectProfessores e alunospt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleConcepções de professores e alunos sobre as relações interpessoais e aprendizagem : um recorte no ensino médiopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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