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    Concepções de professores e alunos sobre as relações interpessoais e aprendizagem : um recorte no ensino médio

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    R - E - ELIANE TRAMONTIN SILVEIRA MOLETA.pdf (635.4Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Moleta, Eliane Tramontin Silveira
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este artigo tem por objetivo compreender qual a concepção de professores e alunos sobre as relações interpessoais e sua importância no âmbito escolar no Ensino Médio. Além da literatura a respeito da temática apresentada, realizou-se uma pesquisa qualitativa, com dezenove professores pertencentes ao quadro de um Colégio Estadual em Ponta Grossa PR, com setenta e cinco alunos do Ensino Médio. Foi utilizado como instrumento para a coleta de dados um questionário com seis questões fechadas e cinco questões abertas para discentes, e para os docentes. Os resultados obtidos apontam que professores e alunos concordam quanto à interferência dos conflitos ao andamento de sala de aula, atrapalhando no relacionamento, comprometendo o diálogo, no estado emocional, na dificuldade para aprender e atrapalhando o tempo da aula. Evidencia-se a importância das relações estabelecidas na escola, na sala de aula e no contexto do processo ensino aprendizagem. Constata que as relações interpessoais são fundamentais para a construção do conhecimento, para conquistar a confiança dos alunos em busca de seus objetivos no desempenho da aprendizagem, na aceitação das normas estabelecidas pelas relações de poder e nas relações de pertencimento ao ambiente escolar. Em se tratando da modalidade Ensino Médio são jovens de todos os cantos, trancos e barrancos e possuem muitas potencialidades que podem ser desenvolvidas e elucidadas pela escola e pelo professor que trabalha com comprometimento e alegria. A relação de convivência no ambiente escolar é uma forma de aprendizagem que querem levar pra vida toda. A escola por mais que mostre limitações, é o espaço em que a juventude gosta de estar, pois convivem com respeito e orientação, valoriza-se o saber, aceitam os erros problemas e dificuldades, socializam-se. Aprendem a conviver em grupo, desenvolvem valores para viver em sociedade, buscam intervir no mundo construindo a sua cidadania sendo visto por suas particularidades.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/54476
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

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