dc.contributor.author | Bronoski, Dinair Conceição Bello | pt_BR |
dc.contributor.other | Salles, Liliane Schenfelder | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-04T18:53:23Z | |
dc.date.available | 2019-12-04T18:53:23Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/54463 | |
dc.description | Orientadora : Prof ª . Ma. Liliane Schenfelder Salles | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este artigo apresenta uma reflexão das principais ideias sobre Currículo apresentado e desenvolvido na Escola de Educação Básica na Modalidade de Educação Especial Razão de Viver – APAE de São João do Triunfo, observando a importância da intervenção pedagógica e o acompanhamento da aplicabilidade das atividades, sendo estas contextualizadas de maneira a vivenciá-las nas tarefas do aluno, no meio em que vive e no ambiente escolar, de maneira a ajudar o educando a ser o mais independente possível na aquisição de hábitos e atitudes essenciais para a vida, possibilitando que se torne útil e participante em seu meio familiar e social. Os resultados obtidos vêm confirmar a necessidade e importância da aplicação de atividades funcionais para que o educando com maior comprometimento intelectual se desenvolva, melhorando assim a sua qualidade de vida, portanto, é importante a formação continuada dos professores, para que se atualizem e busquem alternativas, elaborando estratégias diferenciadas para atender as necessidades especificas dos educandos. Apesar de toda a dificuldade encontrada por alunos e professores no que se refere ao currículo, este deve ser papel do professor com enfoque a possibilitar o ensino das pessoas com deficiência, considerando suas diferenças físicas e intelectuais, através da prática de especialização do ensino oferecido na Escola de Educação Básica na Modalidade de Educação Especial. | pt_BR |
dc.format.extent | 28 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Currículos | pt_BR |
dc.title | Currículo e currículo funcional : uma discussão necessária no interior da Escola de Educação Básica na modalidade de Educação Especial Razão de Viver do município de São João do Triunfo - PR | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |