dc.contributor.advisor | Fleig, Daniel Gustavo, 1975- | pt_BR |
dc.contributor.author | Moraes, Ana Maria Martins de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-31T18:09:44Z | |
dc.date.available | 2022-05-31T18:09:44Z | |
dc.date.issued | 2022-05-31T15:08:55Z | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/54454 | |
dc.description | Orientador : Daniel Gustavo Fleig | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Um dos objetivos deste artigo foi detectar as dificuldades encontradas pelos educadores da zona rural do litoral do Paraná, que são protagonistas de um trabalho com a alfabetização de jovens e adultos. Essa pesquisa teve a intenção de destacar as histórias de vida desses educadores. Sabemos que se trata de educadores que já trazem experiências de vida, enriquecidos de conhecimentos da sua história, e das suas relações com a sociedade. O papel do educador é sobretudo ser o mediador do conhecimento, motivar e levar os educandos a participar do processo educativo, possibilitar meios para que o próprio educando tenha curiosidade, seja construtor do seu conhecimento. Para isso é necessário um novo olhar para o formato do Programa de Alfabetização de Adultos e que os sujeitos sejam valorizados em sua plenitude, que os governantes possibilitem a Formação de Docentes para os educadores que atuam no campo. O aspecto social da aprendizagem diz respeito aos valores e aspirações coletivas, bem como à dimensão política da educação. A intervenção pedagógica pode ter um amplo alcance, requerendo responsabilidade e compromisso por parte dos educadores. Para Paulo Freire educar é um ato político, é um ato de criação e recriação, sendo, portanto, impossível falar em educação neutra. O diálogo aparece como fundamento da construção do sujeito, como mecanismo de compreensão da estrutura social, de conscientização e de transformação. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Estudantes - Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação - Formação | pt_BR |
dc.title | Alfabetização de jovens e adultos : lição de vida de educadores alfabetizadores da zona rural do litoral do Paraná | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |