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dc.contributor.advisorPinheiro, Celso de Moraes, 1962-pt_BR
dc.contributor.authorBraga Junior, Antonio Djalma, 1984-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-10-29T20:13:58Z
dc.date.available2019-10-29T20:13:58Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/54435
dc.descriptionOrientador : Celso de Moraes Pinheiropt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Pretende-se com o presente trabalho compreender como a educação baseada no ideal de autonomia e esclarecimento proposto por Kant pode ajudar a pensar a educação nos dias atuais na realidade de um país como o Brasil, que diante dos maus investimentos feitos pelo seu governo nesta área, aliado a falta da estrutura das instituições sociais (família e escola), acaba-se por proporcionar somente cansaço e desesperança na educação, embora com uma necessidade cada vez mais emergente de descobrir um meio eficaz de deixar melhores cidadãos para o mundo futuro. Como responsáveis por esta desestruturação nas instituições sociais, pode-se destacar o domínio de uma razão instrumental-tecnicista que supervaloriza o econômico em relação ao humano, a homogeneização não autêntica e não autônoma dos grupos sociais realizadas através de uma cultura de massa que se serve dos diversos meios de comunicação e ideologias consumistas propagados por um sistema capitalista muito bem elaborado pelas grandes corporações da atualidade. Atitudes como esta leva o indivíduo à heteronomia e essa passividade heterônoma conduz os homens a aceitarem formas de vida absurda e desastrosas para a sociedade, tornando-os dependentes e determinadas por princípios que nem sempre condizem com uma vida humana digna em seu sentido mais abrangente, como um cidadão cônscio dos seus direitos e deveres e participante de sua vida social da forma mais autêntica possível. Como forma de iluminar esta reflexão sobre a educação atual, tomar-se-á como base os escritos pedagógicos do filósofo alemão Immanuel Kant, tal como os escritos que estabelecem o fundamento do uso prático da nossa razão (a filosofia moral), uma vez que se compreende que toda a pedagogia kantiana tem como escopo a destinação moral do homem.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work intended to understand how the education based an ideal of autonomy and enlightenment proposed by Kant can help to think of education today in the reality of a country like Brazil, before the bad investments made by your government in this area, coupled with the lack of structure of social institutions (family and school), you end up providing only weariness and hopelessness in education, although with an increasingly emerging need to find an effective way to make better citizens for the future world. How responsible for this breakdown in social institutions, can highlight the dominance of an instrumental reason that overvalues the economic technicalities regarding the human, not authentic and the homogenization of nonautonomous social groups made through a mass culture that serves the various media and consumerist ideologies propagated by a capitalist system very well prepared for today's large corporations. Attitudes like this lead the individual to that passivity and heteronomy leads men to accept absurd and disastrous forms of life to society, making them dependent and determined by principles that do not always match a dignified life in its broadest sense, as a citizen aware of their rights and obligations and participants of their social life in the most authentic as possible. As a way of illuminating this reflection on the current education, will be taken based on the pedagogical writings of German philosopher Immanuel Kant, such as the writings that establish the basis for the practical use of our reason (moral philosophy), since it is understood that all pedagogy is scoped to the Kantian moral destination of man.pt_BR
dc.format.extent44 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectKant, Immanuel, 1724-1804pt_BR
dc.subjectEducação - Filosofiapt_BR
dc.titleAutonomia e educação em Kantpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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