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dc.contributor.authorCebula, Patrícia Martinspt_BR
dc.contributor.otherMiranda, Sônia Maria Guariza de Assumpção, 1949-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico.pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-24T14:48:47Z
dc.date.available2020-01-24T14:48:47Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/54389
dc.descriptionOrientadora : Sônia Guariza Mirandapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógicopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo :pt_BR
dc.description.abstractResumo : A presente pesquisa teve como objetivo abordar questões relacionadas a visão da Educação Infantil enquanto espaço de respeito e promoção da Educação Popular, onde o ser humano desde de sua mais tenra idade perceba a importância de valorizar as diferentes culturas, religiões, crenças, etc. Assim sendo, esta pesquisa buscou: a) analisar, como se expressa o conhecimento popular na proposta pedagógica de um CMEI (Centro Municipal de Educação infantil) do município de Pinhais/PR; b) analisar como se expressa o conhecimento popular sobre a educação da criança, no discurso de famílias do CMEI investigado; c) Investigar como se expressa no discurso dos profissionais do CMEI em questão a concepção de Educação Infantil, e se nesta o conhecimento popular é considerado; d) revelar e analisar as questões levantadas na investigação, para que a partir de uma visão crítica se possa traçar novos horizontes para fortalecer a relação entre a Educação Infantil Pública e o Conhecimento Popular. Para tanto, como método de pesquisa foi utilizada a abordagem qualitativa, onde foram realizadas entrevistas com educadores, pedagogas, diretora e familiares e/ou responsáveis por crianças em uma Instituição Municipal de Educação Infantil localizada no município de Pinhais/PR. Após analisar os dados foi possível verificar que o município possui diversas iniciativas que buscam a valorização e promoção da Educação Popular. No entanto somente tais iniciativas não são suficientes para se garantir que a Educação Popular seja valorizada e trabalhada nas Escolas de Educação Infantil. É preciso repensar a prática e buscar ações que mudem a forma de lidar cotidianamente com este tema. A Educação Popular necessita ser verdadeiramente transformadora, não basta ser realizada com as classes populares, mas deve, sobretudo, estar a serviço dos interesses das classes populares e da formação de uma consciência de classe.pt_BR
dc.format.extent40 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.titleO conhecimento popular no contexto da educação infantil públicapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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