dc.contributor.author | Cesco, Julio Cesar Marinho | pt_BR |
dc.contributor.other | Hoeller, Silvana Cassia, 1989- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-27T22:54:11Z | |
dc.date.available | 2021-07-27T22:54:11Z | |
dc.date.issued | 2021-07-27T19:53:12Z | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/54384 | |
dc.description | Orientador : Silvana Cassia Hoeller | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Quando se fala em Educação do campo na cabeça de muitos vem a lembrança de
Educação rural, mas é necessário deixar muito claro que não são sinônimos nem tampouco evolução uma da outra. A rural tinha por base uma concepção a partir do mundo urbano e definida pela necessidade do mercado de trabalho, no entanto a visão que se tinha era de inferiorização para com os povos do campo; ao passo que um novo olhar, uma nova perspectiva trouxe a concepção de educação do campo onde os povos do campo terão o direito de uma formação digna, pensada e construída especificamente para eles e por eles,respeitando sua cultura, movimentos e o ambiente . A Educação do Campo abrange vários setores ligados a terra, e em um panorama de preocupação constante com a preservaçao ambiental e principalmente a necessidadede uma conscientização ambiental por parte de todos nós, se forem somados os esforços a educação ambiental e a do campo poderão "se ajudar, se complementar", tendo em vista que os povos do campo dele precisam
para tirar seu sustento, gerar renda e trabalhar. Temos visto que a mudança e principalmente a inclusão de políticas próprias fizeram com que a Educação do Campo fosse sendo reconhecida como um "organismo" com suas dificuldades, desafios e superações, portanto porque não reconhecer também a importância que ela tem em conjunto com a Educação Ambiental? Será que elas podem trabalhar em conjunto em prol de um futuro mais harmonioso para a humanidade? Sim. Podem. Veremos como elas se completam e se fundem. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (14 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educaçao ambiental - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Educação no campo e conscientização ambiental caminhando juntas ao futuro | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |