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dc.contributor.authorAleixo, Cacilda Maria Martinspt_BR
dc.contributor.otherKnaut, Michelle Souza Juliopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-26T17:25:29Z
dc.date.available2019-11-26T17:25:29Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/54336
dc.descriptionOrientadora : Michelle Souza Julio Knautpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este escrito tem por objetivo refletir sobre a importância que as relações interpessoais exercem sobre a aprendizagem escolar. Para o desenvolvimento da pesquisa, além da revisão da literatura que aborda sobre a temática, inerente às relações interpessoais, realizou-se uma coleta de dados com 10 professores e 10 alunos do ensino médio noturno de um colégio público de Telêmaco Borba - PR. O instrumento utilizado foi um questionário com questões fechadas e abertas sobre os assuntos como: relações interpessoais, desempenho nas disciplinas escolares e relacionamento afetivo entre professores e alunos. Os resultados indicaram a necessidade do professor propiciar momentos que favoreçam a compreensão e desenvolvimento das habilidades sociais e paralelamente as habilidades de expressar sentimentos positivos valorizando e elogiando o outro com empatia e solidariedade, as quais contribuem efetivamente para a preparação para a vida. Na relação professor e aluno alguns demonstraram insatisfação em relação à disciplina e a exposição do conteúdo por parte do professor, dificultando o processo ensinoaprendizagem. Conclui-se que relações interpessoais saudáveis não somente favorecem o desenvolvimento escolar como uma boa convivência em sala de aula, sendo indispensáveis para alcançar o objetivo proposto, ou seja, o desenvolvimento do aluno e a melhora qualitativa no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados da investigação também revelaram que as relações interpessoais estão intimamente ligadas ao desempenho acadêmico dos estudantes do ensino médio noturno. Refletindo sobre os resultados da pesquisa, sugere-se que sejam realizados momentos de estudos com a equipe pedagógica e os professores apontando reflexões e ações sobre a prática metodológica e pedagógica que aprofundem conhecimentos frente as relações interpessoais com o objetivo de aprimorar e desenvolver as habilidades sociais. O estudo aponta para a necessidade de se considerar as relações interpessoais educativas estabelecidas na escola que é espaço privilegiado de oportunidades e de limites onde as mesmas se efetivam e promovem a reflexão no aprimoramento dessas competências sociais dos alunos, professores e demais segmentos da escola.pt_BR
dc.format.extent16 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectRelações humanaspt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectProfessores e alunospt_BR
dc.titleAs relações interpessoais e o desempenho acadêmico dos alunos do ensino médio noturnopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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