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dc.contributor.authorSena, Mariana Araújo Freire dept_BR
dc.contributor.otherMaas, Greyce Charllyne Benedet, 1984-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização em Projetos Sustentáveis, Mudanças Climáticas e Mercado de Carbonopt_BR
dc.date.accessioned2021-06-18T19:22:50Z
dc.date.available2021-06-18T19:22:50Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/54109
dc.descriptionOrientadora: Profa Dra. Greyce Charllyne Benedet Maaspt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização em Projetos Sustentáveis, Mudanças Climáticas e Mercado de Carbonopt_BR
dc.descriptionInclui referências: P. 30-31pt_BR
dc.description.abstractResumo: Nos últimos 5 anos, o país tem passado por um período ascendente de produção de resíduos sólidos, chegando a superar a taxa de crescimento populacional. Esse é um reflexo da mudança produtiva dos produtos de consumo, do comportamento dos consumidores e da deficiência legislativa para acompanhar esse desenvolvimento em relação à mitigação dos impactos causados pelos resíduos sólidos. Sendo as escolas centros de obtenção de conhecimento e de uma visão crítica, a mudança de comportamento em relação ao meio ambiente perpassa pela educação ambiental dentro do ambiente escolar. Com a possibilidade de utilizar esse centro de formação, o objetivo deste trabalho foi realizar um estudo de caso do processo de elaboração e implantação de um plano de gestão de resíduos sólidos em uma escola da rede estadual no município de Manaus – AM, avaliar os efeitos desse plano na destinação final de resíduos e na redução de emissões de gases de efeito estufa provenientes de resíduos sólidos urbanos no município de Manaus. Para alcançar esses objetivos, foram utilizadas as ferramentas da educação ambiental, como palestras, diálogos e treinamentos em grupo e individuais. Foi implantado o sistema de gestão de resíduos, incluindo o processo de coleta seletiva (separação de resíduos secos e úmidos) com destinação para reciclagem dos resíduos secos e compostagem dos resíduos úmidos. Foram firmadas parcerias de trabalho com cooperativas de catadores, secretarias municipal e estadual. Para a quantificação da geração de resíduos, foram realizadas triagens e pesagens por 30 dias consecutivos, obtendo uma média de 71,98 kg.dia-1 de resíduos sólidos. Para estimar a emissão de GEE, foi utilizada a ferramenta de cálculo GHG Protocol versão 2014 que indicou valores de emissão de 2,74 tCO2e (biogênico) para o ano de 2015, anterior à implantação do projeto. Ao considerar a ausência de queima do biogás, a emissão equivaleria a 24,9 tCO2e antes do projeto e, 16,64 tCO2e após a gestão dos resíduos. Passou-se a destinar uma média de 16,62 kg.dia-1 para reciclagem e mais 11 kg.dia-1 para compostagem, com redução de 28% nos resíduos enviados ao aterro. Considerando as 734 escolas de ensino fundamental no Amazonas, estima-se que, se houver a replicação do projeto de gestão de resíduos para as outras escolas, será possível reduzir a quantidade de rejeitos enviados ao aterro em cerca de 7.842,71 t.ano-1.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (31 p.) : il. (algumas color.), grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectRedução de gases do efeito estufapt_BR
dc.subjectEscolas - Eliminação de resíduospt_BR
dc.subjectEscolas - Manaus (AM)pt_BR
dc.subjectGestão integrada de resíduos sólidospt_BR
dc.subjectColeta seletiva de lixopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.titleGestão e cálculo de emissões de gases de efeito estufa de resíduos sólidos na Escola Estadual Almirante Barroso em Manaus-AMpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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