Gestão e cálculo de emissões de gases de efeito estufa de resíduos sólidos na Escola Estadual Almirante Barroso em Manaus-AM
Resumo
Resumo: Nos últimos 5 anos, o país tem passado por um período ascendente de produção de resíduos sólidos, chegando a superar a taxa de crescimento populacional. Esse é um reflexo da mudança produtiva dos produtos de consumo, do comportamento dos consumidores e da deficiência legislativa para acompanhar esse desenvolvimento em relação à mitigação dos impactos causados pelos resíduos sólidos. Sendo as escolas centros de obtenção de conhecimento e de uma visão crítica, a mudança de comportamento em relação ao meio ambiente perpassa pela educação ambiental dentro do ambiente escolar. Com a possibilidade de utilizar esse centro de formação, o objetivo deste trabalho foi realizar um estudo de caso do processo de elaboração e implantação de um plano de gestão de resíduos sólidos em uma escola da rede estadual no município de Manaus – AM, avaliar os efeitos desse plano na destinação final de resíduos e na redução de emissões de gases de efeito estufa provenientes de resíduos sólidos urbanos no município de Manaus. Para alcançar esses objetivos, foram utilizadas as ferramentas da educação ambiental, como palestras, diálogos e treinamentos em grupo e individuais. Foi implantado o sistema de gestão de resíduos, incluindo o processo de coleta seletiva (separação de resíduos secos e úmidos) com destinação para reciclagem dos resíduos secos e compostagem dos resíduos úmidos. Foram firmadas parcerias de trabalho com cooperativas de catadores, secretarias municipal e estadual. Para a quantificação da geração de resíduos, foram realizadas triagens e pesagens por 30 dias consecutivos, obtendo uma média de 71,98 kg.dia-1 de resíduos sólidos. Para estimar a emissão de GEE, foi utilizada a ferramenta de cálculo GHG Protocol versão 2014 que indicou valores de emissão de 2,74 tCO2e (biogênico) para o ano de 2015, anterior à implantação do projeto. Ao considerar a ausência de queima do biogás, a emissão equivaleria a 24,9 tCO2e antes do projeto e, 16,64 tCO2e após a gestão dos resíduos. Passou-se a destinar uma média de 16,62 kg.dia-1 para reciclagem e mais 11 kg.dia-1 para compostagem, com redução de 28% nos resíduos enviados ao aterro. Considerando as 734 escolas de ensino fundamental no Amazonas, estima-se que, se houver a replicação do projeto de gestão de resíduos para as outras escolas, será possível reduzir a quantidade de rejeitos enviados ao aterro em cerca de 7.842,71 t.ano-1.