Mostrar registro simples

dc.contributor.authorScomasson, Tânia Mara Rosinapt_BR
dc.contributor.otherLopes, Jandicleide Evangelistapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-19T13:53:17Z
dc.date.available2019-12-19T13:53:17Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53992
dc.descriptionOrientadora : Profa Dra Jandicleide Lopespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este tema que ora se apresenta, foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação, e constitui um estudo bibliográfico e uma pesquisa de campo, com alunos, professores, equipe pedagógica e direção escolar numa Escola Pública Paranaense nas séries iniciais do Ensino Médio, onde a taxa de Evasão Escolar é elevada. Sob a ótica de assegurar condições melhores que favoreçam a permanência dos alunos na escola, buscou-se neste artigo, autores que evidenciam a problemática como necessidade de ser humano. O objeto de pesquisa foi o estudo de forma contextualizada, isto Se deve a multiplicidade de interpretações que o tema encerra. A problematização enfocou a seguinte pergunta: qual o papel da escola na erradicação da "Evasão escolar" nas séries iniciais do ensino médio? A partir dessas considerações, o objetivo a ser atingido, foi buscar subsídios didáticos para o coletivo escolar. Assim buscou-se identificar a realidade das escolas e as possíveis razões da elevada desistência nas séries iniciais do ensino médio. Foi fundamental para o sucesso da pesquisa a participação do coletivo escolar, não ficando apenas no discurso. O trabalho foi aplicado com grupos de vários setores da escola, onde foi elaborada uma nova proposta de acordo com o Projeto Político Pedagógico (PPP). Como a pesquisa, oportuniza-se uma grande contribuição à Escola Pública Paranaense, pois servirá como reflexão e encaminhamento metodológico na escola como um todo possibilitando o resgate em especial aos alunos das séries iniciais do Ensino Médio, melhorando o contexto educacional.pt_BR
dc.format.extent17 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnsino médio - Evasão escolarpt_BR
dc.titleO papel da escola na erradicação da evasão escolarpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples