dc.contributor.author | Scomasson, Tânia Mara Rosina | pt_BR |
dc.contributor.other | Lopes, Jandicleide Evangelista | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-19T13:53:17Z | |
dc.date.available | 2019-12-19T13:53:17Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53992 | |
dc.description | Orientadora : Profa Dra Jandicleide Lopes | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este tema que ora se apresenta, foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação, e constitui um estudo bibliográfico e uma pesquisa de campo, com alunos, professores, equipe pedagógica e direção escolar numa Escola Pública Paranaense nas séries iniciais do Ensino Médio, onde a taxa de Evasão Escolar é elevada. Sob a ótica de assegurar condições melhores que favoreçam a permanência dos alunos na escola, buscou-se neste artigo, autores que evidenciam a problemática como necessidade de ser humano. O objeto de pesquisa foi o estudo de forma contextualizada, isto Se deve a multiplicidade de interpretações que o tema encerra. A problematização enfocou a seguinte pergunta: qual o papel da escola na erradicação da "Evasão escolar" nas séries iniciais do ensino médio? A partir dessas considerações, o objetivo a ser atingido, foi buscar subsídios didáticos para o coletivo escolar. Assim buscou-se identificar a realidade das escolas e as possíveis razões da elevada desistência nas séries iniciais do ensino médio. Foi fundamental para o sucesso da pesquisa a participação do coletivo escolar, não ficando apenas no discurso. O trabalho foi aplicado com grupos de vários setores da escola, onde foi elaborada uma nova proposta de acordo com o Projeto Político Pedagógico (PPP). Como a pesquisa, oportuniza-se uma grande contribuição à Escola Pública Paranaense, pois servirá como reflexão e encaminhamento metodológico na escola como um todo possibilitando o resgate em especial aos alunos das séries iniciais do Ensino Médio, melhorando o contexto educacional. | pt_BR |
dc.format.extent | 17 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio - Evasão escolar | pt_BR |
dc.title | O papel da escola na erradicação da evasão escolar | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |