• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O papel da escola na erradicação da evasão escolar

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - TANIA MARA ROSINA SCOMASSON.pdf (350.7Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Scomasson, Tânia Mara Rosina
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este tema que ora se apresenta, foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação, e constitui um estudo bibliográfico e uma pesquisa de campo, com alunos, professores, equipe pedagógica e direção escolar numa Escola Pública Paranaense nas séries iniciais do Ensino Médio, onde a taxa de Evasão Escolar é elevada. Sob a ótica de assegurar condições melhores que favoreçam a permanência dos alunos na escola, buscou-se neste artigo, autores que evidenciam a problemática como necessidade de ser humano. O objeto de pesquisa foi o estudo de forma contextualizada, isto Se deve a multiplicidade de interpretações que o tema encerra. A problematização enfocou a seguinte pergunta: qual o papel da escola na erradicação da "Evasão escolar" nas séries iniciais do ensino médio? A partir dessas considerações, o objetivo a ser atingido, foi buscar subsídios didáticos para o coletivo escolar. Assim buscou-se identificar a realidade das escolas e as possíveis razões da elevada desistência nas séries iniciais do ensino médio. Foi fundamental para o sucesso da pesquisa a participação do coletivo escolar, não ficando apenas no discurso. O trabalho foi aplicado com grupos de vários setores da escola, onde foi elaborada uma nova proposta de acordo com o Projeto Político Pedagógico (PPP). Como a pesquisa, oportuniza-se uma grande contribuição à Escola Pública Paranaense, pois servirá como reflexão e encaminhamento metodológico na escola como um todo possibilitando o resgate em especial aos alunos das séries iniciais do Ensino Médio, melhorando o contexto educacional.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53992
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV