dc.contributor.advisor | Pinheiro, Dalessandro de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.author | Forselini, Sônia Maria Vieira | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-13T16:17:21Z | |
dc.date.available | 2019-12-13T16:17:21Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53985 | |
dc.description | Orientador : Prof. Ms. Dalessandro de Oliveira Pinheiro | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Um dos desafios em debate no sistema educacional brasileiro nos últimos anos tem sido a inclusão escolar de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), em particular a partir da década de 1990, com as lutas da sociedade civil e, sobretudo, com a criação de leis, tratados e resoluções políticas em defesa da pessoa com deficiência. Esses tratados e leis aumentaram o acesso dos alunos com NEE à rede regular de ensino, exigindo ajustes redefinidores no papel das escolas e na atuação pedagógica dos educadores. Neste contexto, podemos indicar a urgente revisão do papel do professor que acreditava que o trabalho com crianças com algum tipo de deficiência era apenas para especialistas. Hoje, o professor vê- se diante de toda uma diversidade de alunos com ou sem deficiência na sala de aula, exigindo dele uma prática diferenciada que atenda à proposta de inclusão estabelecida pelos acordos e leis vigentes. Proponho neste estudo a analisar os desafios na prática do professor no contexto da Educação Inclusiva, cuja sala de aula regular está matriculados alunos com diagnóstico de TDAH. O estudo se deu por meio de pesquisa bibliográfica e observações no cotidiano escolar do Colégio Estadual Fernando de Azevedo do município de Santa Isabel do Ivaí – PR. onde estou Pedagoga e professora na Sala de Recursos Multifuncional. Esperamos que esse trabalho sirva de apoio aos professores durante sua ação pedagógica em sala de aula. | pt_BR |
dc.format.extent | 18 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Pratica de ensino | pt_BR |
dc.title | Intervenções no contexto escolar : estratégias e adaptações no ambiente de aprendizagem e nos métodos de ensino | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |