Intervenções no contexto escolar : estratégias e adaptações no ambiente de aprendizagem e nos métodos de ensino
Resumo
Resumo : Um dos desafios em debate no sistema educacional brasileiro nos últimos anos tem sido a inclusão escolar de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), em particular a partir da década de 1990, com as lutas da sociedade civil e, sobretudo, com a criação de leis, tratados e resoluções políticas em defesa da pessoa com deficiência. Esses tratados e leis aumentaram o acesso dos alunos com NEE à rede regular de ensino, exigindo ajustes redefinidores no papel das escolas e na atuação pedagógica dos educadores. Neste contexto, podemos indicar a urgente revisão do papel do professor que acreditava que o trabalho com crianças com algum tipo de deficiência era apenas para especialistas. Hoje, o professor vê- se diante de toda uma diversidade de alunos com ou sem deficiência na sala de aula, exigindo dele uma prática diferenciada que atenda à proposta de inclusão estabelecida pelos acordos e leis vigentes. Proponho neste estudo a analisar os desafios na prática do professor no contexto da Educação Inclusiva, cuja sala de aula regular está matriculados alunos com diagnóstico de TDAH. O estudo se deu por meio de pesquisa bibliográfica e observações no cotidiano escolar do Colégio Estadual Fernando de Azevedo do município de Santa Isabel do Ivaí – PR. onde estou Pedagoga e professora na Sala de Recursos Multifuncional. Esperamos que esse trabalho sirva de apoio aos professores durante sua ação pedagógica em sala de aula.
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- Coordenação Pedagógica [455]