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dc.contributor.authorSilva, Zenilda Vicente Ribeiro dapt_BR
dc.contributor.otherAlessi, Viviane Maria, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.date.accessioned2021-06-30T19:12:11Z
dc.date.available2021-06-30T19:12:11Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53982
dc.descriptionOrientadora : Me. Viviane Maria Alessipt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Esta proposta busca compreender melhor os discursos produzidos pelos materiais didáticos destinados ao Ensino de Língua Portuguesa na educação do campo. Partiu-se do pressuposto que a educação só se efetiva, de fato, quando os alunos entram em contato com leituras que lhe possibilitam reconhecer-se como cidadãos do mundo; as práticas de aprendizagens permitam a existência do seu lugar como cenário de produção de saberes, e quando a escola os transforma em pessoas ativas e cientes de sua participação e construção social. Nessa premissa a linguagem é um importante instrumento de representação simbólica e material da realidade. Por isso, por meio da análise de materiais didáticos é possível mensurar e perceber algumas das múltiplas formas de representação da linguagem e perceber se esta, que é um instrumento de poder, também se efetiva como ferramenta de empoderamento, sobretudo no que tange ao ensino das diversidades sociais. (ORLANDI, 2012). Foram analisados quatros livros de Língua Portuguesa, todos da Coleção Singular e Plural, elaborados para o Ensino Fundamental etapa final (6º ao 9º anos) nos anos de 2014 a 2016 adotados em uma escola do campo no município de General Carneiro - PR. O estudo seguiu a metodologia da pesquisa bibliográfica, exploratória explicativa, centrando-se na qualificação dos dados. O objeto da pesquisa fundamenta-se na seguinte problemática: sendo a educação responsável em parte, pelo desenvolvimento do capital intelectual, fator ponderante para a promoção social, os materiais utilizados nas salas de aula de Língua Portuguesa criam condições de empoderamento dos sujeitos, os quais, a educação se propõe ajudar? A pesquisa mostrou que a coleção analisada não contribui para a representatividade dos sujeitos do campo no ensino da Língua Portuguesa, na etapa dos Anos Finais do Ensino Fundamental, haja vista que estes só foram representados de forma negligente e negativa por este material didático, cabendo ao Professor adequar sua metodologia de modo a contemplar este público garantindo-lhes também o direito de existir nos discursos linguísticos, considerando a importância da valorização da representatividade desse aluno para a formação da sua identidade linguística e do seu pertencimento de mundo.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (27 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectLingua portuguesapt_BR
dc.titleOs outros e os nós na educação do campo : análise de uma coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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