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    O Programa Bolsa Família : a intersetorialidade das políticas públicas no munícipio de Amaporã/PR

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    R - E - VALDIRENE MIRANDA DE OLIVEIRA SANDRE.pdf (639.3Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Sandre, Valdirene Miranda de Oliveira
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este artigo analisa a intersetorialidade na gestão do Programa Bolsa Família - PBF, a pesquisa foi realizada no município de Amaporã/PR. o estudo buscou compreender como se materializa a intersetorialidade nas ações complementares de acompanhamento das condicionalidades do programa que são vinculadas a um conjunto de ações nas áreas de saúde, educação e assistência social, privilegiando identificar o papel da escola na efetivação do trabalho intersetorial implicando assim a efetividade do Programa Bolsa Família - PBF. A metodologia utilizada pautou-se na abordagem qualitativa, a partir de pesquisa bibliográfica e documental realizada junto aos principais sujeitos envolvidos com a gestão do PBF no município: Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência social. Os resultados do estudo identificaram que a intersetorialidade necessita ainda um longo caminho a percorrer para que se tenham resultados positivos, tanto no campo da gestão do PBF, quanto nas práticas cotidianas das políticas envolvidas. Há a necessidade de avançar na definição de mecanismos de gestão intersetoriais que propiciem o rompimento com a dicotomia, sendo essa um entrave que impossibilita uma maior articulação no nível da gestão que subsidiem práticas integradas no enfrentamento da pobreza e da desigualdade pela via da melhoria na escolaridade. Nota-se a ausência de um plano de ação intersetorial que decorra na totalidade dos sujeitos e do município. Trata-se de um desafio, cuja superação requer o envolvimento de gestores, profissionais e usuários na construção de uma gestão democrática e comprometida, ao mesmo tempo em que desenvolve um debate contemporâneo que rompa com a subalternização dos sujeitos reconhecendo sua cidadania plena.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53976
    Collections
    • Educação, pobreza e desigualdade social [192]

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