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    Impasses em relação ao currículo formal na disciplina de língua inglesa, relacionada à pobreza e a injustiça social na escola

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    R - E - NEUSA JOSELIA PICUR SOARES.pdf (628.5Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Soares, Neusa Josélia Picur
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : Este artigo, procura analisar a relação entre o currículo formal com o uso do material didático de Língua Inglesa disponível nas escolas públicas, e a atuação do professor com esses materiais para propiciar a todos um aprendizado com qualidade. O livro didático é um dos materiais de apoio encontrado na maioria das escolas públicas, sendo ele o resultado da implementação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), criado em 1985. A cada três anos, profissionais analisam e escolhem um dos títulos disponíveis, onde cada professor utiliza para a criação de seu plano de ensino conforme os conteúdos mínimos estabelecidos para cada ano escolar. Em relação a disciplina de inglês o professor deve adaptar os conteúdos de acordo com a realidade escolar e a cultura de sua região. A pesquisa foi realizada a partir de questionário aplicado com professores de língua inglesa de um colégio da rede pública, no município de General Carneiro, frequentado por alunos que pertencem a uma classe social bastante baixa, vindo a apresentar várias carências, tanto sociais quanto financeiras. Sendo a escola um espaço onde se encontram múltiplas vivências e a qual ainda se encontra desestruturada para receber e acolher alunos e suas diversidades, busco analisar o Currículo Formal e percebo que seus temas não contemplam conteúdos destinados aos alunos de classe social considerados pobres, sendo que se torna desafiador para o professor fazer a ligação para um Currículo Real, que possa acolher esses alunos, e que os mesmos sintam-se incluídos no processo educacional e não abandonem a escola. Na análise do questionário, abordando perguntas da forma como os professores utilizam o livro didático, conclui a partir de suas respostas que os professores veem o livro como um recurso importante, porém com conteúdo complexo. Tendo o professor a função de mediar e transmitir conhecimento, apresento as divergências encontradas no livro didático de Inglês. Este aparenta ser elaborado para alunos que já possuem um certo conhecimento sobre a cultura dominante e estereotipada de países que dominam a língua, como Estados Unidos e Inglaterra. Apresento uma reflexão sobre a pobreza e o espaço escolar e de que forma a escola vem contribuindo para que os alunos se sintam acolhidos por ela. Concluo que um conjunto de políticas públicas, uma escola acolhedora e professores conscientes de seu papel como educadores, promove, além do aprendizado que o currículo contempla, lições de valores e cidadania.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53934
    Collections
    • Educação, pobreza e desigualdade social [192]

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