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dc.contributor.advisorRibeiro, Everton, 1987-pt_BR
dc.contributor.authorZanzim, Mônica Santanapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.date.accessioned2021-07-01T17:50:39Z
dc.date.available2021-07-01T17:50:39Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53930
dc.descriptionOrientador : Everton Ribeiropt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho tem como objetivo um estudo teórico da superação da pobreza e da desigualdade social aplicado ao Colégio Estadual Senador Moraes de Barros - Ensino Fundamental e Médio. O trabalho de conclusão de Curso - TCC constitui-se em analisar através de uma coleta de dados realizada mediante a aplicação de um questionário auto preenchível composto por questões sobre como o Colégio enfrenta a pobreza e a desigualdade social no seu ambiente escolar. Primeiramente precisamos entender o conceito de desigualdade social, entende-se que a mesma afeta principalmente os países não desenvolvidos e subdesenvolvidos, onde não há um equilíbrio no padrão de vida dos seus habitantes tanto no âmbito econômico, escolar e social. Essa desigualdade social é marcada principalmente pela má distribuição de renda, onde uns são detentores de muitos bens, enquanto outros vivem na extrema miséria. A desigualdade social se configura também pela falta de educação básica de qualidade, poucas oportunidades de empregos e ausência de estímulos para o consumo de bens culturais. O presente trabalho tem como embasamento pesquisas teóricas. A pesquisa de campo analisou o comportamento do Colégio Estadual Senador Moraes de Barros - Ensino Fundamental e Médio frente aos problemas encontrados com a pobreza e a desigualdade social. Dentro da pesquisa de campo o meio para obtenção dos dados foi através da observação e de um questionário destinado para os alunos, professores, equipe pedagógica e funcionários. Realizou-se uma observação participativa que possibilita uma compreensão de aspectos decisivos na investigação. O estudo em causa foi enquadrado, essencialmente qualitativo, embora possua técnicas de coletas de dados quantitativos. O Colégio no qual foi desenvolvido a pesquisa pertence a rede estadual de ensino e atende alunos do ensino fundamental e médio. Optou-se para desenvolver a pesquisa nas turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e alunos do Ensino Médio, por inferir-se que nesta etapa já possuíssem conhecimento acerca de um domínio linguístico. O questionário cujo objetivo maior foi verificar se a desigualdade social existente é muito grande dentro do ambiente e como o Colégio trabalha para o enfrentamento desse problema. Os resultados indicam que no ambiente escolar do Colégio Senador o problema com a desigualdade social é bem visível em vários momentos e principalmente em grupos em sala de aula.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (20 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectPobrezapt_BR
dc.subjectExclusão socialpt_BR
dc.titlePercepções sobre desigualdade social pelos indivíduos que compõem o Colégio Estadual Senador Moraes de Barros - EFMpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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