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dc.contributor.authorInou, Eva Lucia da Silvapt_BR
dc.contributor.otherTrigo, Rosa Amália Espejopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciaispt_BR
dc.date.accessioned2019-06-04T19:37:54Z
dc.date.available2019-06-04T19:37:54Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53866
dc.descriptionOrientador : Rosa Amália Espejo Trigopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciaispt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : As cotas para negros no Brasil contribuem para a inserção dos afro-descendentes no ensino superior, especificamente em universidades públicas do país, possibilitando a estes oportunidades e direitos à educação, considerando que o negro no Brasil sofreu e sofre ainda hoje preconceitos oriundos da época da escravidão. Assim, este estudo tem o objetivo de promover ações afirmativas nas universidades públicas, pensando no crescimento intelectual, social e moral dos alunos negros, com vistas a obter as mesmas condições de aprendizado que a população favorecida. Considera-se contribuir com estudantes afro-descendentes em situação socioeconômica baixa, de maneira a garantir uma reorganização da inserção dos alunos em universidades públicas, para resgatar através das cotas a identidade do negro reconhecido e respeitado, bem como analisar a lei de cotas e sua aplicabilidade, discutindo os encaminhamentos dados pela Universidade Federal do Paraná. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica, com coleta de informações em livros e periódicos especializados, além de mencionar estudo realizado em 2007 pela Fundação Araucária e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal do Paraná (Neab/UFPR) que, em parceria,criaram o projeto Memórias dos Cotistas Raciais da UFPR, para acompanhar essa experiência pioneira na universidade. Tal estudo priorizou ouvir as experiências vivenciadas pelos cotistas.pt_BR
dc.format.extent39 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectNegrospt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectCotas Raciaispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleCotas para negros na Universidade Federal do Paraná, desafios e perspectivaspt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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