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    Cotas para negros na Universidade Federal do Paraná, desafios e perspectivas

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    R - E - EVA LUCIA DA SILVA INOUE.pdf (230.8Kb)
    Data
    2014
    Autor
    Inou, Eva Lucia da Silva
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : As cotas para negros no Brasil contribuem para a inserção dos afro-descendentes no ensino superior, especificamente em universidades públicas do país, possibilitando a estes oportunidades e direitos à educação, considerando que o negro no Brasil sofreu e sofre ainda hoje preconceitos oriundos da época da escravidão. Assim, este estudo tem o objetivo de promover ações afirmativas nas universidades públicas, pensando no crescimento intelectual, social e moral dos alunos negros, com vistas a obter as mesmas condições de aprendizado que a população favorecida. Considera-se contribuir com estudantes afro-descendentes em situação socioeconômica baixa, de maneira a garantir uma reorganização da inserção dos alunos em universidades públicas, para resgatar através das cotas a identidade do negro reconhecido e respeitado, bem como analisar a lei de cotas e sua aplicabilidade, discutindo os encaminhamentos dados pela Universidade Federal do Paraná. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica, com coleta de informações em livros e periódicos especializados, além de mencionar estudo realizado em 2007 pela Fundação Araucária e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal do Paraná (Neab/UFPR) que, em parceria,criaram o projeto Memórias dos Cotistas Raciais da UFPR, para acompanhar essa experiência pioneira na universidade. Tal estudo priorizou ouvir as experiências vivenciadas pelos cotistas.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53866
    Collections
    • Educação das relações étnico-raciais [102]

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