dc.contributor.author | Dalmolin, Soeli de Fatima dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.other | Ferreira, Adriana Carneiro | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-07T16:53:55Z | |
dc.date.available | 2020-01-07T16:53:55Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53860 | |
dc.description | Orientadora : Profª.: Mestra Adriane Carneiro Ferreira | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A formação do(a) pedagogo(a) do século XXI deveria ocupar uma posição de destaque no cenário educacional. O(A) pedagogo(a) é um(a) formador(a) de opinião e deve ser um(a) crítico(a) da sua própria práxis para que a educação de qualidade se efetive nas escolas. Nesta perspectiva este artigo visa realizar uma reflexão sobre a construção da identidade do(a) pedagogo(a) na sua formação e atuação nas instituições de ensino, principalmente na coordenação/gestão pedagógica. O trabalho aqui apresentado desenvolveu-se por meio de leituras, pesquisa bibliográfica e documental das principais políticas públicas da educação e de autores como Saviani, Libâneo, Masson, entre outros cientistas da educação que encontram-se extremamente preocupados com a formação e a construção da identidade profissional dos(as) pedagogos(as), futuros(as) pedagogos(as) e professores em formação na contemporaneidade. | pt_BR |
dc.format.extent | 17 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Pedagogos | pt_BR |
dc.subject | Pratica de ensino | pt_BR |
dc.title | Pedagogo(a) / coordenador(a) pedagógico(a) : uma identidade em construção | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |